Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDANDO O METABOLISMO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS UTILIZANDO SALA DE AULA INVERTIDA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE BIOQUÍMICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, €?FLIPPED CLASSROOM”, €?FLIPPED CLASSROOM” Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60416
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 4739
    "titulo" => "ESTUDANDO O METABOLISMO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS UTILIZANDO SALA DE AULA INVERTIDA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO SUPERIOR BASEIA-SE EM UM MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, EM QUE O PROFESSOR OCUPA PAPEL CENTRAL, RELEGANDO AO ALUNO O PAPEL DE EXPECTADOR. TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, MOSTRAM QUE ESTE MODELO DE ENSINO SE ENCONTRA CADA VEZ MAIS ULTRAPASSADO E DISTANTE DO PERFIL DESEJÁVEL ATUALMENTE. TORNA-SE NECESSÁRIA UMA ADEQUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO, EM QUE O ALUNO POSSA ATUAR ATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE O CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PASSE A ATUAR COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SURGEM COMO FERRAMENTAS POIS REPRESENTAM ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS DO ALUNO, DESENVOLVENDO HABILIDADES OUTRAS ALÉM DAQUELAS PURAMENTE TÉCNICAS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS, DESTACA-SE A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA (“FLIPPED CLASSROOM”). O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPARAR UMA ABORDAGEM TRADICIONAL E A ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLEICOS EM DUAS TURMAS DA DISCIPLINA IC 383 – BIOQUÍMICA PARA ÁREAS AGRÁRIAS DA UFRRJ. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E UMA AVALIAÇÃO FORMAL ACERCA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA. NÃO FORAM OBSERVADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA NOTA MÉDIA DAS TURMAS, DEMONSTRANDO QUE AMBAS AS METODOLOGIAS CONTRIBUÍRAM IGUALMENTE PARA O APRENDIZADO DO CONTEÚDO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE A ADOÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA ESTIMULOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES MUITO IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TAIS COMO: CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE, PENSAMENTO CRÍTICO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM FONTES DIVERSAS, MELHORIA DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, DENTRE OUTRAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE BIOQUÍMICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, €?FLIPPED CLASSROOM”, €?FLIPPED CLASSROOM”"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4739_14072019142117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MARQUES "
    "autor_email" => "amarques.ufrrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60416
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 4739
    "titulo" => "ESTUDANDO O METABOLISMO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS UTILIZANDO SALA DE AULA INVERTIDA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO SUPERIOR BASEIA-SE EM UM MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, EM QUE O PROFESSOR OCUPA PAPEL CENTRAL, RELEGANDO AO ALUNO O PAPEL DE EXPECTADOR. TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, MOSTRAM QUE ESTE MODELO DE ENSINO SE ENCONTRA CADA VEZ MAIS ULTRAPASSADO E DISTANTE DO PERFIL DESEJÁVEL ATUALMENTE. TORNA-SE NECESSÁRIA UMA ADEQUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO, EM QUE O ALUNO POSSA ATUAR ATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE O CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PASSE A ATUAR COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SURGEM COMO FERRAMENTAS POIS REPRESENTAM ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS DO ALUNO, DESENVOLVENDO HABILIDADES OUTRAS ALÉM DAQUELAS PURAMENTE TÉCNICAS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS, DESTACA-SE A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA (“FLIPPED CLASSROOM”). O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPARAR UMA ABORDAGEM TRADICIONAL E A ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLEICOS EM DUAS TURMAS DA DISCIPLINA IC 383 – BIOQUÍMICA PARA ÁREAS AGRÁRIAS DA UFRRJ. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E UMA AVALIAÇÃO FORMAL ACERCA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA. NÃO FORAM OBSERVADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA NOTA MÉDIA DAS TURMAS, DEMONSTRANDO QUE AMBAS AS METODOLOGIAS CONTRIBUÍRAM IGUALMENTE PARA O APRENDIZADO DO CONTEÚDO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE A ADOÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA ESTIMULOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES MUITO IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TAIS COMO: CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE, PENSAMENTO CRÍTICO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM FONTES DIVERSAS, MELHORIA DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, DENTRE OUTRAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE BIOQUÍMICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, €?FLIPPED CLASSROOM”, €?FLIPPED CLASSROOM”"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4739_14072019142117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MARQUES "
    "autor_email" => "amarques.ufrrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO SUPERIOR BASEIA-SE EM UM MODELO TRADICIONAL DE ENSINO, EM QUE O PROFESSOR OCUPA PAPEL CENTRAL, RELEGANDO AO ALUNO O PAPEL DE EXPECTADOR. TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, MOSTRAM QUE ESTE MODELO DE ENSINO SE ENCONTRA CADA VEZ MAIS ULTRAPASSADO E DISTANTE DO PERFIL DESEJÁVEL ATUALMENTE. TORNA-SE NECESSÁRIA UMA ADEQUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO, EM QUE O ALUNO POSSA ATUAR ATIVAMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE O CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PASSE A ATUAR COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM SURGEM COMO FERRAMENTAS POIS REPRESENTAM ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS DO ALUNO, DESENVOLVENDO HABILIDADES OUTRAS ALÉM DAQUELAS PURAMENTE TÉCNICAS. DENTRE ESSAS METODOLOGIAS, DESTACA-SE A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA (“FLIPPED CLASSROOM”). O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI COMPARAR UMA ABORDAGEM TRADICIONAL E A ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO DE METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLEICOS EM DUAS TURMAS DA DISCIPLINA IC 383 – BIOQUÍMICA PARA ÁREAS AGRÁRIAS DA UFRRJ. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E UMA AVALIAÇÃO FORMAL ACERCA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA DE AULA. NÃO FORAM OBSERVADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA NOTA MÉDIA DAS TURMAS, DEMONSTRANDO QUE AMBAS AS METODOLOGIAS CONTRIBUÍRAM IGUALMENTE PARA O APRENDIZADO DO CONTEÚDO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE A ADOÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA ESTIMULOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS HABILIDADES MUITO IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, TAIS COMO: CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE, PENSAMENTO CRÍTICO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM FONTES DIVERSAS, MELHORIA DA CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, DENTRE OUTRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.