Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DE XADREZ COMO UM RECURSO COMPLEMENTAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: XADREZ ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PAPIETAGEM, XADREZ GIGANTE, XADREZ GIGANTE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ESTUDO OBJETIVOU UTILIZAR O JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA, BUSCANDO ATRAVÉS DA ARTE E DA SENSIBILIZAÇÃO TRABALHAR TEMAS AMBIENTAIS E SOCIAIS E VERIFICAR OS BENEFÍCIOS DESTA EXPERIÊNCIA NA POSSIBILIDADE DE SE PROMOVER O XADREZ COMO UM RECURSO COMPLEMENTAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TENDO COMO NORTE A EXPERIÊNCIA DO USO DA TÉCNICA MILENAR DE PAPIETAGEM, UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DE UM XADREZ GIGANTE. A PESQUISA GESTOU-SE NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR ALFREDO VIANNA EM JUAZEIRO-BA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. NUM PRIMEIRO MOMENTO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO XADREZ, DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, SEGUIDA DA COLETA DE DADOS, INTERCÂMBIO ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA, SELEÇÃO DO MATERIAL PARA A CONFECÇÃO DO JOGO, A SELEÇÃO DE VÍDEOS, REPORTAGENS E ESCOLHA DO LOCAL. COMO O ENFOQUE DO PROJETO FOI A QUESTÃO AMBIENTAL, AS DISCUSSÕES FORAM VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, COGITOU-SE, PORTANTO, A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE UM XADREZ GIGANTE (3D). TRATA-SE DE UM JOGO DE XADREZ COM PEÇAS GIGANTES, ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PAPIETAGEM, EM QUE SE UTILIZA PAPEL E COLA PARA DAR FORMA A UMA ESCULTURA, OU OBJETO, UTILIZANDO JORNAIS, LIVROS EM DESUSO E REVISTAS - O CHAMADO XADREZ ECOLÓGICO. O QUE INICIALMENTE SERIA APENAS UM PROJETO, RENDEU FRUTOS PARA ALÉM DO MOMENTO DE EXECUÇÃO DO MESMO, REPLICAMOS A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, BEM COMO SUBSIDIANDO NOVAS AÇÕES, COMO PALESTRAS, EXPOSIÇÃO DO XADREZ GIGANTE, CONSTRUÇÃO DE NOVAS PEÇAS GIGANTES ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PAPIETAGEM EM COLÉGIOS DA REDE ESTADUAL NA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO, ALÉM DOS CONVITES PARA PALESTRAS SOBRE COMO TRABALHAR OUTROS TEMAS DENTRO DO DESPORTO XADREZ. VALE REGISTRAR QUE ESTA METODOLOGIA UTILIZADA, ALÉM DE DESPERTAR O GOSTO DO ALUNO PELO XADREZ, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ATRAVÉS DE UMA MANEIRA LÚDICA E DIVERTIDA, ALIAR A PRÁTICA DESPORTIVA A AÇÕES BENEFICENTES AO MEIO AMBIENTE. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O XADREZ PODE SER VISUALIZADO NÃO APENAS COMO UM JOGO, UMA MODALIDADE DESPORTIVA, SENDO POSSÍVEL FAZER USO E LEVANTAR OUTRAS TEMÁTICAS QUE ALIADAS AOS BENEFÍCIOS QUE O XADREZ EM SI PROPORCIONA, TRAZER RESULTADOS INCOMENSURÁVEIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.