MAIA, Alexsandra Morais. Concepções de leitura adotadas em um livro didático. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59588>. Acesso em: 05/11/2024 11:34
O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL DESENVOLVIDA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA, APLICADA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA, COM O FIM DE AVERIGUAR AS CONCEPÇÕES DE LEITURA ADOTADAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 7º ANO, DA COLEÇÃO UNIVERSOS. O RELATO DESPONTOU A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA TEXTO E ENSINO, DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS- PROFLETRAS- UFPB- CAMPOS IV NA CIDADE DE MAMANGUAPE. A ATIVIDADE JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONHECER A VISÃO DE TEXTO, DE LÍNGUA, DE LEITURA E DE SUJEITO ADOTADOS NA REFERIDA COLEÇÃO, UMA VEZ QUE AS REFERIDAS CONCEPÇÕES PODERÃO REFLETIR EM SUA PRÁTICA DE ENSINO. PARA TANTO, SERÁ DISCORRIDO O CONCEITO DE TEXTO, DE LÍNGUA E DE LEITURA, TOMANDO COMO REFERENCIAL BASILAR OS ESTUDOS DE SOLÉ (1998), KOCH (2006), MARCUSCHI (2008), CAVALCANTE (2013), KOCH E ELIAS (2017) E PCN (1998). A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE NA COMPARAÇÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TEXTO, LEITURA E LEITOR ADOTADOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO, BEM COMO O CONCEITO DE LEITURA EMPREGADO NOS PCN E A REFLEXÃO ACERCA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALISADAS EM SALA DE AULA. CONSTATOU-SE QUE A LEITURA É COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE AUTOR, TEXTO E LEITOR, POIS VERIFICAMOS QUE NAS SEÇÕES INTITULADAS: ANTES DA LEITURA, DURANTE A LEITURA E DEPOIS DA LEITURA, AS ATIVIDADES ENVOLVIAM OS MODELOS DE LEITURA BOTTOM-UP, TOP-DOWN, SOCIOINTERACIONISTA E SÓCIO-DISCURSIVA.