Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO JENGA: UMA ADAPTAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS

Palavra-chaves: APROPRIAÇÃO, ALCANOS, ATENÇÃO, MEMORIZAÇÃO, MEMORIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA, EXIGE-SE DO ALUNO ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PERCEPÇÃO,\r\n
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      ENSINO MÉDIO. QUANTO AO APORTE TEÓRICO, PRIMAMOS PELA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO BASE\r\n
      DE FUNDAMENTAÇÃO. A ANÁLISE QUALITATIVA DEMONSTROU QUE: 1) O SURDO PRECISA TER DOMÍNIO DA\r\n
      LIBRAS E DA PRESENÇA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) PARA TER ACESSO ÀS\r\n
      INFORMAÇÕES E AOS CONCEITOS; 2) A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DOS ALUNOS OCORREU A PARTIR DA SEGUNDA\r\n
      RODADA; 3) O JOGO DESENVOLVE A PERCEPÇÃO, POIS PARA FORMAR AS ESTRUTURAS, PRECISA-SE RECONHECER\r\n
      QUAIS PEÇAS DEVEM SER RETIRADAS; 4) O JOGO ESTIMULA A MEMORIZAÇÃO, AFINAL, PARA MONTAR AS\r\n
      ESTRUTURAS, É NECESSÁRIO SABER O NÚMERO DE LIGAÇÕES DE CADA COMPOSTO. EM RELAÇÃO A QUESTÃO DA\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A QUÍMICA TRATA-SE DE UMA ÁREA COMPLEXA DE ENSINO, NO CASO DOS SURDOS, EXIGE UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO. ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO JENGA COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS. CONSIDERANDO QUE PARA OCORRER A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA, EXIGE-SE DO ALUNO ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PERCEPÇÃO, MEMÓRIA E PENSAMENTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR O JOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA APROPRIAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DESSES CONCEITOS? A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO, COMO A PRODUÇÃO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO SÃO RESULTADOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NAS DISCIPLINAS DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO QUÍMICA II” E “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) II” DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). A PESQUISA-AÇÃO OCORREU NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS SITUADA NO ESTADO DO PARANÁ, NUMA TURMA DE ENSINO MÉDIO. QUANTO AO APORTE TEÓRICO, PRIMAMOS PELA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO BASE DE FUNDAMENTAÇÃO. A ANÁLISE QUALITATIVA DEMONSTROU QUE: 1) O SURDO PRECISA TER DOMÍNIO DA LIBRAS E DA PRESENÇA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) PARA TER ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E AOS CONCEITOS; 2) A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DOS ALUNOS OCORREU A PARTIR DA SEGUNDA RODADA; 3) O JOGO DESENVOLVE A PERCEPÇÃO, POIS PARA FORMAR AS ESTRUTURAS, PRECISA-SE RECONHECER QUAIS PEÇAS DEVEM SER RETIRADAS; 4) O JOGO ESTIMULA A MEMORIZAÇÃO, AFINAL, PARA MONTAR AS ESTRUTURAS, É NECESSÁRIO SABER O NÚMERO DE LIGAÇÕES DE CADA COMPOSTO. EM RELAÇÃO A QUESTÃO DA GENERALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PRECISARÍAMOS DE UM ESTUDO CONTINUO COM OS ALUNOS, VISANDO AVERIGUAÇÃO.

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