JOGO JENGA: UMA ADAPTAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE
QUÍMICA PARA SURDOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60878 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1900 "inscrito_id" => 9621 "titulo" => """ JOGO JENGA: UMA ADAPTAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE\r\n QUÍMICA PARA SURDOS """ "resumo" => """ A QUÍMICA TRATA-SE DE UMA ÁREA COMPLEXA DE ENSINO, NO CASO DOS SURDOS, EXIGE UMA\r\n RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO. ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO JENGA COMO MATERIAL\r\n DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS. CONSIDERANDO QUE PARA OCORRER A\r\n APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA, EXIGE-SE DO ALUNO ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PERCEPÇÃO,\r\n MEMÓRIA E PENSAMENTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR O JOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA\r\n APROPRIAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DESSES CONCEITOS? A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO, COMO A\r\n PRODUÇÃO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO SÃO RESULTADOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NAS DISCIPLINAS DE\r\n “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO QUÍMICA II” E “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) II” DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). A PESQUISA-AÇÃO OCORREU\r\n NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS SITUADA NO ESTADO DO PARANÁ, NUMA TURMA DE\r\n ENSINO MÉDIO. QUANTO AO APORTE TEÓRICO, PRIMAMOS PELA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO BASE\r\n DE FUNDAMENTAÇÃO. A ANÁLISE QUALITATIVA DEMONSTROU QUE: 1) O SURDO PRECISA TER DOMÍNIO DA\r\n LIBRAS E DA PRESENÇA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) PARA TER ACESSO ÀS\r\n INFORMAÇÕES E AOS CONCEITOS; 2) A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DOS ALUNOS OCORREU A PARTIR DA SEGUNDA\r\n RODADA; 3) O JOGO DESENVOLVE A PERCEPÇÃO, POIS PARA FORMAR AS ESTRUTURAS, PRECISA-SE RECONHECER\r\n QUAIS PEÇAS DEVEM SER RETIRADAS; 4) O JOGO ESTIMULA A MEMORIZAÇÃO, AFINAL, PARA MONTAR AS\r\n ESTRUTURAS, É NECESSÁRIO SABER O NÚMERO DE LIGAÇÕES DE CADA COMPOSTO. EM RELAÇÃO A QUESTÃO DA\r\n GENERALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PRECISARÍAMOS DE UM ESTUDO CONTINUO COM OS ALUNOS, VISANDO\r\n AVERIGUAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APROPRIAÇÃO, ALCANOS, ATENÇÃO, MEMORIZAÇÃO, MEMORIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9621_15082019095033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA NOELIA VALDEZ LUGO" "autor_nome_curto" => "ELIANA LUGO" "autor_email" => "eliana.lugo@aluno.unila.e" "autor_ies" => "UNILA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60878 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1900 "inscrito_id" => 9621 "titulo" => """ JOGO JENGA: UMA ADAPTAÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE\r\n QUÍMICA PARA SURDOS """ "resumo" => """ A QUÍMICA TRATA-SE DE UMA ÁREA COMPLEXA DE ENSINO, NO CASO DOS SURDOS, EXIGE UMA\r\n RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO. ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ADAPTAÇÃO DO JOGO JENGA COMO MATERIAL\r\n DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS. CONSIDERANDO QUE PARA OCORRER A\r\n APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA, EXIGE-SE DO ALUNO ATENÇÃO VOLUNTÁRIA, PERCEPÇÃO,\r\n MEMÓRIA E PENSAMENTO, SERIA POSSÍVEL UTILIZAR O JOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA\r\n APROPRIAÇÃO E GENERALIZAÇÃO DESSES CONCEITOS? A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO, COMO A\r\n PRODUÇÃO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO SÃO RESULTADOS DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NAS DISCIPLINAS DE\r\n “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO QUÍMICA II” E “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) II” DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA). A PESQUISA-AÇÃO OCORREU\r\n NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS SITUADA NO ESTADO DO PARANÁ, NUMA TURMA DE\r\n ENSINO MÉDIO. QUANTO AO APORTE TEÓRICO, PRIMAMOS PELA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COMO BASE\r\n DE FUNDAMENTAÇÃO. A ANÁLISE QUALITATIVA DEMONSTROU QUE: 1) O SURDO PRECISA TER DOMÍNIO DA\r\n LIBRAS E DA PRESENÇA DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS) PARA TER ACESSO ÀS\r\n INFORMAÇÕES E AOS CONCEITOS; 2) A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA DOS ALUNOS OCORREU A PARTIR DA SEGUNDA\r\n RODADA; 3) O JOGO DESENVOLVE A PERCEPÇÃO, POIS PARA FORMAR AS ESTRUTURAS, PRECISA-SE RECONHECER\r\n QUAIS PEÇAS DEVEM SER RETIRADAS; 4) O JOGO ESTIMULA A MEMORIZAÇÃO, AFINAL, PARA MONTAR AS\r\n ESTRUTURAS, É NECESSÁRIO SABER O NÚMERO DE LIGAÇÕES DE CADA COMPOSTO. EM RELAÇÃO A QUESTÃO DA\r\n GENERALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PRECISARÍAMOS DE UM ESTUDO CONTINUO COM OS ALUNOS, VISANDO\r\n AVERIGUAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APROPRIAÇÃO, ALCANOS, ATENÇÃO, MEMORIZAÇÃO, MEMORIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9621_15082019095033.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANA NOELIA VALDEZ LUGO" "autor_nome_curto" => "ELIANA LUGO" "autor_email" => "eliana.lugo@aluno.unila.e" "autor_ies" => "UNILA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }