O ARTIGO ABORDA O AUMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA FACE A ESTA PROBLEMÁTICA. DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO LETRAMENTO DA CRIANÇA. A METODOLOGIA FOI UMA REVISÃO DE LITERATURA BASEADA NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS E BIBLIOTECA FÍSICA. TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR O AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E COMO A AUSÊNCIA FAMILIAR PODE INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE NESSE PROCESSO. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI BASEADO NA TEORIA SOCIO-HISTÓRICA E CULTURAL DE VYGOTSKY, NOS ESTUDOS DE KLEIN E CIASCA ENVOLVENDO O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA, DA ESCRITA, E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DA FAMÍLIA NESTA CAMINHADA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO A FAMÍLIA COMO A ESCOLA DEVEM TER CONSCIÊNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO GLOBAL DO INDIVÍDUO. AS CRIANÇAS, QUANDO CHEGAM NO ÂMBITO ESCOLAR, JÁ TRAZEM CONHECIMENTOS, TÊM O DESEJO DE CONSTRUIR SABERES, RELACIONAR-SE E INSERIR-SE SOCIALMENTE, MAS CABE À FAMÍLIA E A ESCOLA, CADA UMA EXERCENDO CORRETAMENTE SEU PAPEL, DIRECIONAR DA MELHOR FORMA AS ESTRATÉGIAS PARA ESSA APRENDIZAGEM.