VIEIRA, Elivelton Cardoso. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63033>. Acesso em: 23/12/2024 07:27
A ANSIEDADE CAUSA INQUIETAÇÃO QUE PODE SER DE ORDEM FISIOLÓGICA, MOTORA E COGNITIVA. ESTA PODE ESTAR PRESENTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM REGRAS A SEREM CUMPRIDAS E AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO RELATAR AS INTERVENÇÕES DO PROJETO TARTARUGA SOSSEGADA, REALIZADO EM UMA ESCOLA FILANTRÓPICA EM TERESINA – PI. O PROJETO FOI APLICADO DE MANEIRA INDIVIDUAL E COLETIVA. ELE FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDESSEM MELHOR A ANSIEDADE E CONSEGUISSEM IDENTIFICAR SITUAÇÕES EM QUE SE ENCONTRAM ANSIOSAS, ASSIM COMO TEREM ACESSO A ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM ESSE ESTADO EMOCIONAL. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ESCOLAR EDUCACIONAL AO OPORTUNIZAR MOMENTOS EM CONJUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUE OS APRENDENTES TENHAM MOMENTOS PARA FALAREM SOBRE TAL TEMÁTICA.