Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA

Palavra-chaves: SOFTWARE EDUCACIONAL PHE, USABILIDADE, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62889
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4191
    "inscrito_id" => 14197
    "titulo" => "USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA"
    "resumo" => "ENSINAR FÍSICA VAI MUITO ALÉM DO USO DE FÓRMULAS E EQUAÇÕES QUE NA MAIORIA DAS VEZES APARECEM SEM CONTEXTOS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA E ENSINO DE FÍSICA CONSTITUI-SE COMO IMPORTANTE MEIO PARA PROMOVER A DIVERSIFICAÇÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, OS SOFTWARES EDUCACIONAIS SE CONSTITUEM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA. ESTE ESTUDO OBJETIVOU DISCORRER ACERCA DO USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. BUSCOU-SE AINDA VERIFICAR A VIABILIDADE OU NÃO DA USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELO PROFESSOR NO ENSINO DE FÍSICA. O PERCURSO METODOLÓGICO PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OCORREU MEDIANTE PRÉVIO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO COMO MÉTODO DE ASSIMILAÇÃO PARA POSTERIOR DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ANALISAR OS DADOS USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDOS COM BASE EM BARDIN (2011). ADEMAIS, OS RESULTADOS DEMONSTRAM-SE SIGNIFICATIVOS NA MEDIDA EM QUE PERMITIRAM OBSERVAR QUE SOFTWARE PHET, APESAR DE CONHECIDO PELOS DOCENTES, QUE DEMOSTRAM CONCORDAR COM AS POTENCIALIDADES DO MESMO, AINDA SE MOSTRA POUCO USADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, SENDO RESSALVADOS COMO JUSTIFICATIVAS PARA TAL EVIDÊNCIA A FALTA DE CAPACITAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS E AINDA A INEXISTÊNCIA DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA A REALIZAÇÃO DE AULAS COM O ESSA TECNOLOGIA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE EDUCACIONAL PHE, USABILIDADE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14197_26092019113711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANETY DOS REIS DA SILVA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "RANETY AZEVEDO"
    "autor_email" => "ranethy_123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62889
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4191
    "inscrito_id" => 14197
    "titulo" => "USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA"
    "resumo" => "ENSINAR FÍSICA VAI MUITO ALÉM DO USO DE FÓRMULAS E EQUAÇÕES QUE NA MAIORIA DAS VEZES APARECEM SEM CONTEXTOS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA E ENSINO DE FÍSICA CONSTITUI-SE COMO IMPORTANTE MEIO PARA PROMOVER A DIVERSIFICAÇÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, OS SOFTWARES EDUCACIONAIS SE CONSTITUEM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA. ESTE ESTUDO OBJETIVOU DISCORRER ACERCA DO USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. BUSCOU-SE AINDA VERIFICAR A VIABILIDADE OU NÃO DA USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELO PROFESSOR NO ENSINO DE FÍSICA. O PERCURSO METODOLÓGICO PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OCORREU MEDIANTE PRÉVIO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO COMO MÉTODO DE ASSIMILAÇÃO PARA POSTERIOR DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ANALISAR OS DADOS USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDOS COM BASE EM BARDIN (2011). ADEMAIS, OS RESULTADOS DEMONSTRAM-SE SIGNIFICATIVOS NA MEDIDA EM QUE PERMITIRAM OBSERVAR QUE SOFTWARE PHET, APESAR DE CONHECIDO PELOS DOCENTES, QUE DEMOSTRAM CONCORDAR COM AS POTENCIALIDADES DO MESMO, AINDA SE MOSTRA POUCO USADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, SENDO RESSALVADOS COMO JUSTIFICATIVAS PARA TAL EVIDÊNCIA A FALTA DE CAPACITAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS E AINDA A INEXISTÊNCIA DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA A REALIZAÇÃO DE AULAS COM O ESSA TECNOLOGIA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE EDUCACIONAL PHE, USABILIDADE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14197_26092019113711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANETY DOS REIS DA SILVA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "RANETY AZEVEDO"
    "autor_email" => "ranethy_123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ENSINAR FÍSICA VAI MUITO ALÉM DO USO DE FÓRMULAS E EQUAÇÕES QUE NA MAIORIA DAS VEZES APARECEM SEM CONTEXTOS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA E ENSINO DE FÍSICA CONSTITUI-SE COMO IMPORTANTE MEIO PARA PROMOVER A DIVERSIFICAÇÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, OS SOFTWARES EDUCACIONAIS SE CONSTITUEM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA COMPREENSÃO DA FÍSICA. ESTE ESTUDO OBJETIVOU DISCORRER ACERCA DO USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. BUSCOU-SE AINDA VERIFICAR A VIABILIDADE OU NÃO DA USABILIDADE DO SOFTWARE EDUCACIONAL PHET PELO PROFESSOR NO ENSINO DE FÍSICA. O PERCURSO METODOLÓGICO PARA ALCANÇAR TAIS OBJETIVOS OCORREU MEDIANTE PRÉVIO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO COMO MÉTODO DE ASSIMILAÇÃO PARA POSTERIOR DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA, BEM COMO POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA ANALISAR OS DADOS USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDOS COM BASE EM BARDIN (2011). ADEMAIS, OS RESULTADOS DEMONSTRAM-SE SIGNIFICATIVOS NA MEDIDA EM QUE PERMITIRAM OBSERVAR QUE SOFTWARE PHET, APESAR DE CONHECIDO PELOS DOCENTES, QUE DEMOSTRAM CONCORDAR COM AS POTENCIALIDADES DO MESMO, AINDA SE MOSTRA POUCO USADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, SENDO RESSALVADOS COMO JUSTIFICATIVAS PARA TAL EVIDÊNCIA A FALTA DE CAPACITAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS E AINDA A INEXISTÊNCIA DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA A REALIZAÇÃO DE AULAS COM O ESSA TECNOLOGIA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.