SOARES, Denilson Ferreira et al.. A natureza que ensina a matemática. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58648>. Acesso em: 22/11/2024 09:23
O PRESENTE TRABALHO,TEM COMO FINALIDADE CONHECER, DENTRO DE UM PRISMA HISTORIOGRÁFICO CULTURAL, OS SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS E PRATICADOS PELOS AGRICULTORES DA ZONA RURAL DA COMUNIDADE DO SITIO TIMBAÚBA, PERTENCENTE À CIDADE DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, LOCALIZADA NO ALTO SERTÃO PARAIBANO. DESSE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO REGISTRAR A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA, SENDO POSSÍVEL PROBLEMATIZAR A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS DIFERENTES FORMAS DE APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DE TÉCNICAS ADQUIRIDAS AO LONGO DO TEMPO E QUE REPRESENTA A TRANSIÇÃO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. A METODOLOGIA ADOTADA É O MÉTODO DA DESCRIÇÃO DENSA, CARACTERIZADA PELO DETALHAMENTO TRANSCRITO DA REALIDADE POSTA E TAMBÉM FOI DESENVOLVIDA O MÉTODO DA HISTORIA ORAL, METODOLOGIA DE PESQUISA QUE CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS GRAVADAS COM A FINALIDADE DE REGISTRAR ACONTECIMENTOS DO PASSADO E DO PRESENTE. EM SÍNTESE ESSE TRABALHO POSSIBILITOU COMPREENDER QUAIS OS SABERES MATEMÁTICOS SÃO PRATICADOS E MANIFESTADOS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE MEMÓRIA, A HISTORIA DO CONHECIMENTO SENDO PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, BUSCANDO ELENCAR OS PROCESSOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS PELOS AGRICULTORES.