Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EM AULAS DE MODELAGEM GEOMÉTRICA UTILIZANDO AS TICS COMO APORTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61380
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3085
    "inscrito_id" => 12294
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EM AULAS DE MODELAGEM GEOMÉTRICA UTILIZANDO AS TICS COMO APORTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR COMO O SOFTWARE GEOGEBRA CONTRIBUI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL, NA DISCIPLINA MODELAGEM GEOMÉTRICA NUMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSFORMATIVA DA TIC, TENDO COMO MODELO EDUCATIVO O USO DE METODOLOGIA ATIVA. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TRAÇOU-SE: DESTACAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, BEM COMO DA GEOMETRIA; VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL; CARACTERIZAR A METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. NESTE ESTUDO FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA EXPERIMENTAL, FORAM MINISTRADAS AULAS TRADICIONAIS ABORDANDO O CONTEÚDO SELECIONADO, SIMULTANEAMENTE TAMBÉM SERÃO MINISTRADAS AULAS VIRTUAIS COM O GEOGEBRA AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA. DE POSSE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE NÃO É O SIMPLES USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA OU NA SALA DE AULA QUE FORNECERÁ MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, MAS UMA INTERAÇÃO PARTICIPATIVA, DE CONSTRUÇÃO COGNITIVA, PAUTADA EM PLANEJAMENTOS COM OBJETIVOS QUE VISEM O APRENDIZADO E A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO INSTRUMENTOS PELOS QUAIS SE DESENVOLVE O APRENDIZADO. MESMO PORQUE AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NÃO SUBSTITUEM O PROFESSOR, PELO CONTRÁRIO. GERALMENTE É PENSANDO EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE ELE DEVE SER UM ORIENTADOR E NÃO SIMPLESMENTE TRANSMISSOR DE CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12294_11092019025039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE MARIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE FERREIRA"
    "autor_email" => "simone.professoradematema"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61380
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3085
    "inscrito_id" => 12294
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA EM AULAS DE MODELAGEM GEOMÉTRICA UTILIZANDO AS TICS COMO APORTE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR COMO O SOFTWARE GEOGEBRA CONTRIBUI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL, NA DISCIPLINA MODELAGEM GEOMÉTRICA NUMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSFORMATIVA DA TIC, TENDO COMO MODELO EDUCATIVO O USO DE METODOLOGIA ATIVA. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TRAÇOU-SE: DESTACAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, BEM COMO DA GEOMETRIA; VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL; CARACTERIZAR A METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. NESTE ESTUDO FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA EXPERIMENTAL, FORAM MINISTRADAS AULAS TRADICIONAIS ABORDANDO O CONTEÚDO SELECIONADO, SIMULTANEAMENTE TAMBÉM SERÃO MINISTRADAS AULAS VIRTUAIS COM O GEOGEBRA AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA. DE POSSE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE NÃO É O SIMPLES USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA OU NA SALA DE AULA QUE FORNECERÁ MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, MAS UMA INTERAÇÃO PARTICIPATIVA, DE CONSTRUÇÃO COGNITIVA, PAUTADA EM PLANEJAMENTOS COM OBJETIVOS QUE VISEM O APRENDIZADO E A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO INSTRUMENTOS PELOS QUAIS SE DESENVOLVE O APRENDIZADO. MESMO PORQUE AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NÃO SUBSTITUEM O PROFESSOR, PELO CONTRÁRIO. GERALMENTE É PENSANDO EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE ELE DEVE SER UM ORIENTADOR E NÃO SIMPLESMENTE TRANSMISSOR DE CONTEÚDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12294_11092019025039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE MARIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE FERREIRA"
    "autor_email" => "simone.professoradematema"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD INTERAMERICANA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR COMO O SOFTWARE GEOGEBRA CONTRIBUI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL, NA DISCIPLINA MODELAGEM GEOMÉTRICA NUMA PERSPECTIVA CRIATIVA E TRANSFORMATIVA DA TIC, TENDO COMO MODELO EDUCATIVO O USO DE METODOLOGIA ATIVA. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS, TRAÇOU-SE: DESTACAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, BEM COMO DA GEOMETRIA; VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL; CARACTERIZAR A METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. NESTE ESTUDO FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA EXPERIMENTAL, FORAM MINISTRADAS AULAS TRADICIONAIS ABORDANDO O CONTEÚDO SELECIONADO, SIMULTANEAMENTE TAMBÉM SERÃO MINISTRADAS AULAS VIRTUAIS COM O GEOGEBRA AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA. DE POSSE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE NÃO É O SIMPLES USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA OU NA SALA DE AULA QUE FORNECERÁ MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, MAS UMA INTERAÇÃO PARTICIPATIVA, DE CONSTRUÇÃO COGNITIVA, PAUTADA EM PLANEJAMENTOS COM OBJETIVOS QUE VISEM O APRENDIZADO E A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO INSTRUMENTOS PELOS QUAIS SE DESENVOLVE O APRENDIZADO. MESMO PORQUE AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NÃO SUBSTITUEM O PROFESSOR, PELO CONTRÁRIO. GERALMENTE É PENSANDO EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE ELE DEVE SER UM ORIENTADOR E NÃO SIMPLESMENTE TRANSMISSOR DE CONTEÚDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.