ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60350 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 14273 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "ATÉ O FIM DA DÉCADA DE 1990, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO APARECIA EM SEGUNDO PLANO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR, POIS ESTE ERA CONSIDERADO COMO O MOMENTO DA “PRÁTICA”, REFORÇANDO, ASSIM, A DICOTOMIA EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. NO ENTANTO, O ESTÁGIO NÃO PODE SER LIMITADO APENAS À CRÍTICA E À PRÁTICA INSTRUMENTAL, MAS DEVE SER UM MOMENTO COMPREENDIDO COMO PESQUISA COM BASE NA LIGAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. ASSIM, COM BASE EM PIMENTA E LIMA (2009), MALYSZ (2010), SATO E FORNEL (2010), ENTRE OUTROS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO FÍSICO-MATERIAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, BUSCANDO ENTENDER COMO A PRESENÇA (OU NÃO) DE DETERMINADOS MATERIAIS PODE INFLUENCIAR NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. PARA TANTO, REALIZAMOS A ESCOLHA DE UMA EMEF EM FORTALEZA E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO, ASSIM COMO ANOTAÇÕES, INTERVENÇÕES E OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS SOBRE A ESTRUTURA FÍSICA DA SALA E A RELAÇÃO DESTA COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. FOI POSSÍVEL, ENTÃO, OBSERVAR COMO O ESPAÇO ESCOLAR É UM CONSTRUTO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL, NO QUAL A SUA ORGANIZAÇÃO FÍSICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A ATUAÇÃO DE VARIADOS AGENTES, E COMO TAIS RELAÇÕES PODEM AFETAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "VIVÊNCIA, ESPAÇO ESCOLAR, ESTÁGIO, PROBLEMÁTICA FÍSICO-ESTRUTURAL, PROBLEMÁTICA FÍSICO-ESTRUTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14273_26092019162720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUARACY ALBUQUERQUE DE ABREU " "autor_nome_curto" => "GUARACY" "autor_email" => "guaracy506@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60350 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 14273 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "ATÉ O FIM DA DÉCADA DE 1990, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO APARECIA EM SEGUNDO PLANO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR, POIS ESTE ERA CONSIDERADO COMO O MOMENTO DA “PRÁTICA”, REFORÇANDO, ASSIM, A DICOTOMIA EXISTENTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. NO ENTANTO, O ESTÁGIO NÃO PODE SER LIMITADO APENAS À CRÍTICA E À PRÁTICA INSTRUMENTAL, MAS DEVE SER UM MOMENTO COMPREENDIDO COMO PESQUISA COM BASE NA LIGAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. ASSIM, COM BASE EM PIMENTA E LIMA (2009), MALYSZ (2010), SATO E FORNEL (2010), ENTRE OUTROS, ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO FÍSICO-MATERIAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, BUSCANDO ENTENDER COMO A PRESENÇA (OU NÃO) DE DETERMINADOS MATERIAIS PODE INFLUENCIAR NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. PARA TANTO, REALIZAMOS A ESCOLHA DE UMA EMEF EM FORTALEZA E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO, ASSIM COMO ANOTAÇÕES, INTERVENÇÕES E OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS SOBRE A ESTRUTURA FÍSICA DA SALA E A RELAÇÃO DESTA COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. FOI POSSÍVEL, ENTÃO, OBSERVAR COMO O ESPAÇO ESCOLAR É UM CONSTRUTO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL, NO QUAL A SUA ORGANIZAÇÃO FÍSICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A ATUAÇÃO DE VARIADOS AGENTES, E COMO TAIS RELAÇÕES PODEM AFETAR AS AULAS DE GEOGRAFIA DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "VIVÊNCIA, ESPAÇO ESCOLAR, ESTÁGIO, PROBLEMÁTICA FÍSICO-ESTRUTURAL, PROBLEMÁTICA FÍSICO-ESTRUTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14273_26092019162720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUARACY ALBUQUERQUE DE ABREU " "autor_nome_curto" => "GUARACY" "autor_email" => "guaracy506@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }