Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IKIMONOGAKU: UMA AVENTURA MEDIEVAL NA MODALIDADE DE RPG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, BIOQUÍMICA, ROLE-PLAYING GAME - RPG, JOGOS DIDÁTICOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60741
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1326
    "inscrito_id" => 1076
    "titulo" => "IKIMONOGAKU: UMA AVENTURA MEDIEVAL NA MODALIDADE DE RPG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ESSE INTUITO, OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SER UTILIZADOS DE FORMA DINÂMICA, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, VIABILIZADA PELA ATIVIDADE LÚDICA. A PESQUISA AQUI APRESENTADA PROPÕE O USO DO ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE BIOLOGIA, COM ÊNFASE NAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS. A ESCOLHA DO CONTEÚDO DISCIPLINAR PARTIU DE UMA CONSULTA PRÉVIA A TURMAS 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS MACAU, NA QUAL FOI CONSTATADO QUE OS TÓPICOS RELACIONADOS À BIOQUÍMICA DAS MOLÉCULAS SÃO CONSIDERADOS UMA TEMÁTICA DE DIFÍCIL APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS. O PRESENTE RELATO TRATA, ESPECIFICAMENTE, DAS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO JOGO EM SI, E DAS PROPOSIÇÕES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA, INTERMEDIADO POR UMA NARRATIVA LÚDICA COM FOCO NAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS. PARA SUA ELABORAÇÃO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR SOBRE OS TRABALHOS COM TEMÁTICA SEMELHANTE, DE MODO A FUNDAMENTAR AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E SUGESTÕES PARA APLICAÇÕES FUTURAS. COMO RESULTADO, FOI CRIADA UMA AVENTURA MEDIEVAL, APONTANDO ALGUMAS DAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS COM INTUITO DE AJUDAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO TRABALHADO. É ESPERADO QUE A REFLEXÃO PROPORCIONADA PELA INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS CONTRIBUA COM A APREENSÃO DO CONTEÚDO TRANSPOSTO, CONSIDERADO NOS ASPECTOS BÁSICOS DE INTERATIVIDADE VIABILIZADO PELO CARÁTER LÚDICO DO RPG."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, BIOQUÍMICA, ROLE-PLAYING GAME - RPG, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1076_13082019133423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE COSTA"
    "autor_email" => "janicleidepereira22@hotma"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60741
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1326
    "inscrito_id" => 1076
    "titulo" => "IKIMONOGAKU: UMA AVENTURA MEDIEVAL NA MODALIDADE DE RPG PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ESSE INTUITO, OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SER UTILIZADOS DE FORMA DINÂMICA, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, VIABILIZADA PELA ATIVIDADE LÚDICA. A PESQUISA AQUI APRESENTADA PROPÕE O USO DO ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE BIOLOGIA, COM ÊNFASE NAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS. A ESCOLHA DO CONTEÚDO DISCIPLINAR PARTIU DE UMA CONSULTA PRÉVIA A TURMAS 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS MACAU, NA QUAL FOI CONSTATADO QUE OS TÓPICOS RELACIONADOS À BIOQUÍMICA DAS MOLÉCULAS SÃO CONSIDERADOS UMA TEMÁTICA DE DIFÍCIL APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS. O PRESENTE RELATO TRATA, ESPECIFICAMENTE, DAS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO JOGO EM SI, E DAS PROPOSIÇÕES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA, INTERMEDIADO POR UMA NARRATIVA LÚDICA COM FOCO NAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS. PARA SUA ELABORAÇÃO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR SOBRE OS TRABALHOS COM TEMÁTICA SEMELHANTE, DE MODO A FUNDAMENTAR AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E SUGESTÕES PARA APLICAÇÕES FUTURAS. COMO RESULTADO, FOI CRIADA UMA AVENTURA MEDIEVAL, APONTANDO ALGUMAS DAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS COM INTUITO DE AJUDAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO TRABALHADO. É ESPERADO QUE A REFLEXÃO PROPORCIONADA PELA INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS CONTRIBUA COM A APREENSÃO DO CONTEÚDO TRANSPOSTO, CONSIDERADO NOS ASPECTOS BÁSICOS DE INTERATIVIDADE VIABILIZADO PELO CARÁTER LÚDICO DO RPG."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, BIOQUÍMICA, ROLE-PLAYING GAME - RPG, JOGOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID1076_13082019133423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JANICLEIDE COSTA"
    "autor_email" => "janicleidepereira22@hotma"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ESSE INTUITO, OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SER UTILIZADOS DE FORMA DINÂMICA, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR PARTE DO ALUNO, VIABILIZADA PELA ATIVIDADE LÚDICA. A PESQUISA AQUI APRESENTADA PROPÕE O USO DO ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE BIOLOGIA, COM ÊNFASE NAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS. A ESCOLHA DO CONTEÚDO DISCIPLINAR PARTIU DE UMA CONSULTA PRÉVIA A TURMAS 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO EM RECURSOS PESQUEIROS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS MACAU, NA QUAL FOI CONSTATADO QUE OS TÓPICOS RELACIONADOS À BIOQUÍMICA DAS MOLÉCULAS SÃO CONSIDERADOS UMA TEMÁTICA DE DIFÍCIL APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS. O PRESENTE RELATO TRATA, ESPECIFICAMENTE, DAS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO JOGO EM SI, E DAS PROPOSIÇÕES DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA, INTERMEDIADO POR UMA NARRATIVA LÚDICA COM FOCO NAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS. PARA SUA ELABORAÇÃO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR SOBRE OS TRABALHOS COM TEMÁTICA SEMELHANTE, DE MODO A FUNDAMENTAR AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO E SUGESTÕES PARA APLICAÇÕES FUTURAS. COMO RESULTADO, FOI CRIADA UMA AVENTURA MEDIEVAL, APONTANDO ALGUMAS DAS FUNÇÕES DAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS COM INTUITO DE AJUDAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO ASSUNTO TRABALHADO. É ESPERADO QUE A REFLEXÃO PROPORCIONADA PELA INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS CONTRIBUA COM A APREENSÃO DO CONTEÚDO TRANSPOSTO, CONSIDERADO NOS ASPECTOS BÁSICOS DE INTERATIVIDADE VIABILIZADO PELO CARÁTER LÚDICO DO RPG.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.