A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER TRABALHADA
EM VÁRIOS ASPECTOS, TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA O EDUCANDO EMOCIONALMENTE, FISICAMENTE,
INTELECTUALMENTE E SOCIALMENTE. APESAR DE TER SIDO INCLUÍDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS NO ANO DE 1997 E RECONHECIDA NO BRASIL COMO UMA FORMA DE CONHECIMENTO A
SER APLICADA NAS AULAS ESCOLARES, ESTE CONTEÚDO AINDA CONTINUA AUSENTE EM MUITAS ESCOLAS,
ASSIM COMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR COMO O ENSINO
DE DANÇA VEM SENDO REALIZADO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS.
PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO FORAM UTILIZADAS ALGUMAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA
DE FORMA COMBINADA NA PRODUÇÃO DE DADOS PARA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. O
ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ETAPAS NO IFBA, CAMPUS EUNÁPOLIS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
E DOCUMENTAL; E PESQUISA DE CAMPO. VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DANÇA ESTÁ PRESENTE NA
DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS TRÊS CURSOS, TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO
IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS, COM EQUIVALÊNCIA ENTRE AS EMENTAS DA DISCIPLINA PROPOSTAS PARA
OS TRÊS CURSOS. OS DOCENTES DESENVOLVEM ESTE CONTEÚDO DURANTE UMA UNIDADE LETIVA, COM
PLANEJAMENTO COLETIVO E PARTICIPAÇÃO DISCENTE, CULMINANDO COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL
DE DANÇA-EDUCAÇÃO. PORTANTO, A REALIDADE VIVENCIADA NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS É
DIFERENTE, ABORDANDO A DANÇA DE FORMA SATISFATÓRIA TANTO NA TEORIA, QUANTO NA PRÁTICA.