Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE DANÇA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS

Palavra-chaves: DANÇA, INSTITUTO FEDERAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61344
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 10755
    "titulo" => "O ENSINO DE DANÇA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS"
    "resumo" => """
      A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER TRABALHADA\r\n
      EM VÁRIOS ASPECTOS, TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA O EDUCANDO EMOCIONALMENTE, FISICAMENTE,\r\n
      INTELECTUALMENTE E SOCIALMENTE. APESAR DE TER SIDO INCLUÍDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES\r\n
      NACIONAIS NO ANO DE 1997 E RECONHECIDA NO BRASIL COMO UMA FORMA DE CONHECIMENTO A\r\n
      SER APLICADA NAS AULAS ESCOLARES, ESTE CONTEÚDO AINDA CONTINUA AUSENTE EM MUITAS ESCOLAS,\r\n
      ASSIM COMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR COMO O ENSINO\r\n
      DE DANÇA VEM SENDO REALIZADO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS.\r\n
      PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO FORAM UTILIZADAS ALGUMAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA\r\n
      DE FORMA COMBINADA NA PRODUÇÃO DE DADOS PARA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. O\r\n
      ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ETAPAS NO IFBA, CAMPUS EUNÁPOLIS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA\r\n
      E DOCUMENTAL; E PESQUISA DE CAMPO. VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DANÇA ESTÁ PRESENTE NA\r\n
      DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS TRÊS CURSOS, TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO\r\n
      IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS, COM EQUIVALÊNCIA ENTRE AS EMENTAS DA DISCIPLINA PROPOSTAS PARA\r\n
      OS TRÊS CURSOS. OS DOCENTES DESENVOLVEM ESTE CONTEÚDO DURANTE UMA UNIDADE LETIVA, COM\r\n
      PLANEJAMENTO COLETIVO E PARTICIPAÇÃO DISCENTE, CULMINANDO COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL\r\n
      DE DANÇA-EDUCAÇÃO. PORTANTO, A REALIDADE VIVENCIADA NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS É\r\n
      DIFERENTE, ABORDANDO A DANÇA DE FORMA SATISFATÓRIA TANTO NA TEORIA, QUANTO NA PRÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "DANÇA, INSTITUTO FEDERAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID10755_15082019232652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DOS SANTOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "Brun-ojoga10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61344
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2290
    "inscrito_id" => 10755
    "titulo" => "O ENSINO DE DANÇA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS"
    "resumo" => """
      A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER TRABALHADA\r\n
      EM VÁRIOS ASPECTOS, TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA O EDUCANDO EMOCIONALMENTE, FISICAMENTE,\r\n
      INTELECTUALMENTE E SOCIALMENTE. APESAR DE TER SIDO INCLUÍDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES\r\n
      NACIONAIS NO ANO DE 1997 E RECONHECIDA NO BRASIL COMO UMA FORMA DE CONHECIMENTO A\r\n
      SER APLICADA NAS AULAS ESCOLARES, ESTE CONTEÚDO AINDA CONTINUA AUSENTE EM MUITAS ESCOLAS,\r\n
      ASSIM COMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR COMO O ENSINO\r\n
      DE DANÇA VEM SENDO REALIZADO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS.\r\n
      PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO FORAM UTILIZADAS ALGUMAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA\r\n
      DE FORMA COMBINADA NA PRODUÇÃO DE DADOS PARA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. O\r\n
      ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ETAPAS NO IFBA, CAMPUS EUNÁPOLIS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA\r\n
      E DOCUMENTAL; E PESQUISA DE CAMPO. VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DANÇA ESTÁ PRESENTE NA\r\n
      DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS TRÊS CURSOS, TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO\r\n
      IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS, COM EQUIVALÊNCIA ENTRE AS EMENTAS DA DISCIPLINA PROPOSTAS PARA\r\n
      OS TRÊS CURSOS. OS DOCENTES DESENVOLVEM ESTE CONTEÚDO DURANTE UMA UNIDADE LETIVA, COM\r\n
      PLANEJAMENTO COLETIVO E PARTICIPAÇÃO DISCENTE, CULMINANDO COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL\r\n
      DE DANÇA-EDUCAÇÃO. PORTANTO, A REALIDADE VIVENCIADA NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS É\r\n
      DIFERENTE, ABORDANDO A DANÇA DE FORMA SATISFATÓRIA TANTO NA TEORIA, QUANTO NA PRÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "DANÇA, INSTITUTO FEDERAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID10755_15082019232652.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DOS SANTOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "Brun-ojoga10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR INSERIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER TRABALHADA EM VÁRIOS ASPECTOS, TRAZENDO BENEFÍCIOS PARA O EDUCANDO EMOCIONALMENTE, FISICAMENTE, INTELECTUALMENTE E SOCIALMENTE. APESAR DE TER SIDO INCLUÍDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ANO DE 1997 E RECONHECIDA NO BRASIL COMO UMA FORMA DE CONHECIMENTO A SER APLICADA NAS AULAS ESCOLARES, ESTE CONTEÚDO AINDA CONTINUA AUSENTE EM MUITAS ESCOLAS, ASSIM COMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI INVESTIGAR COMO O ENSINO DE DANÇA VEM SENDO REALIZADO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS. PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO FORAM UTILIZADAS ALGUMAS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA DE FORMA COMBINADA NA PRODUÇÃO DE DADOS PARA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ETAPAS NO IFBA, CAMPUS EUNÁPOLIS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL; E PESQUISA DE CAMPO. VERIFICOU-SE QUE O CONTEÚDO DANÇA ESTÁ PRESENTE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS TRÊS CURSOS, TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS, COM EQUIVALÊNCIA ENTRE AS EMENTAS DA DISCIPLINA PROPOSTAS PARA OS TRÊS CURSOS. OS DOCENTES DESENVOLVEM ESTE CONTEÚDO DURANTE UMA UNIDADE LETIVA, COM PLANEJAMENTO COLETIVO E PARTICIPAÇÃO DISCENTE, CULMINANDO COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL DE DANÇA-EDUCAÇÃO. PORTANTO, A REALIDADE VIVENCIADA NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS É DIFERENTE, ABORDANDO A DANÇA DE FORMA SATISFATÓRIA TANTO NA TEORIA, QUANTO NA PRÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.