A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES PROVOCA UMA TENSÃO E CONSEQUENTE PREOCUPAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE INCLUIR CONHECIMENTOS DAS CHAMADAS “DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS” DENTRO DO PERCURSO FORMATIVO. A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM (PDA), INSERIDA NA FORMAÇÃO, PASSA A FAZER SENTIDO, QUANDO O LICENCIANDO EXPERIMENTA OCUPAR O SEU PLANEJAMENTO DE AULA, COM A PERSPECTIVA DE PENSAR AS POSSIBILIDADES DE INTERDISCIPLINARIDADE DISPONÍVEIS ENTRE A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA E O CONTEÚDO FOCAL DO CAMPO ESPECÍFICO. PROVOCAR OS LICENCIANDOS EM BIOLOGIA A EXERCITAREM AS POSSIBILIDADES DE DESCOBERTA DA APLICABILIDADE DAS TEORIAS DO CAMPO DO COMPORTAMENTO, EMOÇÃO, AFETO E ENVOLVIMENTO DO ALUNO COM A DISCIPLINA. A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM INCENTIVA PENSAMENTOS E ATITUDES EM SALA DE AULA, QUE VÃO PARA ALÉM DA SIMPLES APLICABILIDADE TEÓRICA. A PDA ASSOCIADA À EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE FACILITEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA PRÁXIS. O RESULTADO DOS APONTAMENTOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE BIOLOGIA, ASSIM COMO DOS PROFESSORES QUE OS RECEBERAM E DOS ALUNOS DAS ESCOLAS, FAVORECE À CONTINUIDADE DA EXPERIÊNCIA, ELEVANDO A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE FOCO DOS ESTUDANTES.