MAGALHÃES, Ana Cláudia Da Silva et al.. O currículo na educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61286>. Acesso em: 05/11/2024 05:28
O PRESSENTE TRABALHO TRATA DE ESTUDOS LEVANTADOS SOBRE O CURRÍCULO E SUA IMPORTÂNCIA NO DIRECIONAMENTO/FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUAL AS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS SÃO CONSIDERADAS FUNDAMENTAIS PARA AS CRIANÇAS. APRESENTANDO CONCEPÇÕES QUE SE ASSEMELHAM E SE COMPLEMENTAM, FAZENDO A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA, BEM COMO DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, CONSTITUÍDA A PARTIR DA INTERAÇÃO DAS PARTICULARIDADES EXISTENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DENTRO DE SUAS CONCEPÇÕES, DESTACAREMOS ALGUMAS DENTRE AS QUAIS MAIS SE IDENTIFICARAM COM A NOSSA PROPOSTA DE PESQUISA E QUE VENHA SE ASSEMELHAR AO CURRÍCULO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO ATUALMENTE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM - PA, QUE BUSCA CONSOLIDAR COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE VIABILIZA OS INTERESSES DAS CRIANÇAS, TENDO COMO EIXO NORTEADOR DESTA PRÁTICA O CURRÍCULO POR LINGUAGEM. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DEBATES AQUI LEVANTADOS NOS UTILIZAMOS ÀS PROPOSIÇÕES DE AUTORES COMO: SACRISTÁN (2000), SILVA (2001), MOREIRA & CANDAU (2006), WIGGERS (2012), KISHIMOTO (1994), OLIVEIRA (1994), KRAMER (1994), MACHADO (1994), MELO (1994). A ANÁLISE DO PROCESSO DA PESQUISA SE DEU POR MEIO DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, VISANDO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS CAMINHOS QUE LEVAM A CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.