LIMA, Alessandra Oliveira De. Cultura visual: problematizando as visualidades em jogo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59739>. Acesso em: 23/12/2024 08:06
ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA BASEADA NAS VISUALIDADES PRESENTES NO COTIDIANO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DO SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL, DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. A CULTURA VISUAL É UM CAMPO DE ESTUDO QUE VEM SE CONFIGURANDO ENTRE AS FRONTEIRAS DAS ARTES E CIÊNCIAS HUMANAS. ESSE CAMPO DE ESTUDO ENFATIZA A INTERPRETAÇÃO DO SUJEITO QUE VÊ. ASSIM SENDO, PROJETOS DE TRABALHO COM A CULTURA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL BUSCAM QUE ESSE SUJEITO QUE VÊ FALE DOS EFEITOS QUE LHE PRODUZ AQUILO QUE É VISTO. O ESTUDO EXPLORATÓRIO QUE SE APRESENTA REALIZOU-SE POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ACOMPANHADO DO RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTOU-SE EM FONTES TEÓRICAS COMO: COSTA (2005) HERNANDEZ (2000), MENESES (2017), NASCIMENTO (2009), NUNES (2010), SARDELICH (2006), TAVIN E ANDERSON (2010). DENTRE AS VISUALIDADES PRESENTES NO COTIDIANO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DESTACAM-SE AQUELAS QUE OS ESTUDANTES RELACIONAM COM O BRINCAR E FAZEM USO DE TECNOLOGIAS COMO CELULAR E TABLET, DENOMINADAS DE VIDEOGAME. TRABALHAR COM E A PARTIR DAS VISUALIDADES SIGNIFICATIVAS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CURRICULARES MAIS ENVOLVENTE, POIS OS PRÓPRIOS ESTUDANTES SE VEEM COMO SUJEITOS ATIVOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.