ESTE TRABALHO TRATA DE UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO USO DO CINEMA FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O TRABALHO É UM RELATO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA. A EXPERIÊNCIA DO CINEMA SE DEU EM DUAS EXIBIÇÕES, PARA UMA TURMA DE 15 ALUNOS QUE FAZ PARTE DO MATERNAL INTEGRAL DA ESCOLA GESSY ARAÚJO, PERTENCENTE À REDE DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA. NO TRABALHO, PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE A LEITURA É ALGO MUITO AMPLO QUE ESTÁ BASEADA EM UM PROCESSO COGNITIVO COMPLEXO E QUE ACONTECE NATURALMENTE. NESSE SENTIDO, O AUDIOVISUAL DOS FILMES OFERECE AOS PROFESSORES MÚLTIPLAS LINGUAGENS PARA O TRABALHO E A COM DIFERENTES HABILIDADES QUE FOCAM A LINGUAGEM, DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR, ALÉM DE POSSIBILITAR, POR MEIO DA LUDICIDADE, DESENVOLVER NA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL A INTERPRETAÇÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS QUE SE ENCONTRAM NA TELA DO CINEMA, TÃO LOGO QUE AS LUZES SURGEM NO ESCURO, QUANDO IMAGINÁRIO SE TRANSFERIR PARA O TELÃO. POR MEIO DA ATIVIDADE, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS APRESENTARAM MUITAS HABILIDADES E CONVERSARAM MOSTRANDO DIVERSAS HABILIDADES RELACIONADAS À LINGUAGEM.