O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É DEFINIDO COMO UM DISTÚRBIO QUE ATINGE O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO QUE DEVE ESTAR PRESENTE DESDE A INFÂNCIA, CAUSADO POR COMPROMETIMENTOS DE ORDEM SÓCIO COMUNICATIVA E COMPORTAMENTAL, AS ÁREAS DE COMPROMETIMENTO ESTÃO LIGADAS A DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO, ACARRETANDO UMA INIBIÇÃO NA INTERAÇÃO SOCIAL E OS PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS DE COMPORTAMENTO, ATIVIDADES E INTERESSES. SEGUNDO A ONU ESTIMA-SE QUE CERCA DE 1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI OU ESTÁ ESQUADRADO EM ALGUM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, E QUE EM SUA MAIORIA SÃO CRIANÇAS, SE TORNANDO MAIS PERCEPTÍVEL NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO QUE DE ACORDO COM PIAGET SE ENCONTRA NA FASE DOS 2 AOS 6 ANOS. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CIENTÍFICA, SOBRE A NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA, E COMPARAR COM OS RESULTADOS OBTIDOS NO TRABALHO REALIZADO PELA AUTORA EM SUAS AULAS DE NATAÇÃO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO ANO DE 2018, POR MEIO DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL. E POR FIM, FOI CONCLUÍDO QUE A NATAÇÃO PODE TRANSFORMAR A QUALIDADE DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TEA, QUE SAI DO ESTADO DE SEDENTÁRIOS PARA UMA VIDA ATIVA E MAIS SAUDÁVEL, ALÉM DE SE TRABALHAR TODO O ACERVO MOTOR DA CRIANÇA COMO A FLEXIBILIDADE, LATERALIDADE, AGILIDADE, FORÇA ENTRE OUTRAS E TAMBÉM TEM IMPACTO DIRETO NOS PRINCIPAIS DÉFICITS CENTRAIS DO TEA, ESTIMULANDO AS RELAÇÕES, A COMUNICAÇÃO, O TOQUE, A AUTOCONFIANÇA, A AUTONOMIA E VÁRIOS OUTROS, SENDO UMA PRÁTICA EXTREMAMENTE DIVERTIDA E PRAZEROSA PARA A CRIANÇA.