O BENEFÍCIO DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO REALIZADO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO MUNICÍPIO DE VITORIA DE SANTO ANTÃO-
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61243 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 2153 "titulo" => "O BENEFÍCIO DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO REALIZADO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO MUNICÍPIO DE VITORIA DE SANTO ANTÃO-" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É DEFINIDO COMO UM DISTÚRBIO QUE ATINGE O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO QUE DEVE ESTAR PRESENTE DESDE A INFÂNCIA, CAUSADO POR COMPROMETIMENTOS DE ORDEM SÓCIO COMUNICATIVA E COMPORTAMENTAL, AS ÁREAS DE COMPROMETIMENTO ESTÃO LIGADAS A DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO, ACARRETANDO UMA INIBIÇÃO NA INTERAÇÃO SOCIAL E OS PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS DE COMPORTAMENTO, ATIVIDADES E INTERESSES. SEGUNDO A ONU ESTIMA-SE QUE CERCA DE 1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI OU ESTÁ ESQUADRADO EM ALGUM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, E QUE EM SUA MAIORIA SÃO CRIANÇAS, SE TORNANDO MAIS PERCEPTÍVEL NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO QUE DE ACORDO COM PIAGET SE ENCONTRA NA FASE DOS 2 AOS 6 ANOS. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CIENTÍFICA, SOBRE A NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA, E COMPARAR COM OS RESULTADOS OBTIDOS NO TRABALHO REALIZADO PELA AUTORA EM SUAS AULAS DE NATAÇÃO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO ANO DE 2018, POR MEIO DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL. E POR FIM, FOI CONCLUÍDO QUE A NATAÇÃO PODE TRANSFORMAR A QUALIDADE DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TEA, QUE SAI DO ESTADO DE SEDENTÁRIOS PARA UMA VIDA ATIVA E MAIS SAUDÁVEL, ALÉM DE SE TRABALHAR TODO O ACERVO MOTOR DA CRIANÇA COMO A FLEXIBILIDADE, LATERALIDADE, AGILIDADE, FORÇA ENTRE OUTRAS E TAMBÉM TEM IMPACTO DIRETO NOS PRINCIPAIS DÉFICITS CENTRAIS DO TEA, ESTIMULANDO AS RELAÇÕES, A COMUNICAÇÃO, O TOQUE, A AUTOCONFIANÇA, A AUTONOMIA E VÁRIOS OUTROS, SENDO UMA PRÁTICA EXTREMAMENTE DIVERTIDA E PRAZEROSA PARA A CRIANÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "NATAÇÃO, AUTISMO, SEDENTARISMO, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2153_04092019162045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLI KETWLLY FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MYLLI SANTOS" "autor_email" => "mylli.8@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61243 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 2153 "titulo" => "O BENEFÍCIO DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO REALIZADO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO MUNICÍPIO DE VITORIA DE SANTO ANTÃO-" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É DEFINIDO COMO UM DISTÚRBIO QUE ATINGE O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO QUE DEVE ESTAR PRESENTE DESDE A INFÂNCIA, CAUSADO POR COMPROMETIMENTOS DE ORDEM SÓCIO COMUNICATIVA E COMPORTAMENTAL, AS ÁREAS DE COMPROMETIMENTO ESTÃO LIGADAS A DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO, ACARRETANDO UMA INIBIÇÃO NA INTERAÇÃO SOCIAL E OS PADRÕES REPETITIVOS E RESTRITOS DE COMPORTAMENTO, ATIVIDADES E INTERESSES. SEGUNDO A ONU ESTIMA-SE QUE CERCA DE 1% DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI OU ESTÁ ESQUADRADO EM ALGUM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, E QUE EM SUA MAIORIA SÃO CRIANÇAS, SE TORNANDO MAIS PERCEPTÍVEL NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO QUE DE ACORDO COM PIAGET SE ENCONTRA NA FASE DOS 2 AOS 6 ANOS. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA LITERATURA CIENTÍFICA, SOBRE A NATAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA, E COMPARAR COM OS RESULTADOS OBTIDOS NO TRABALHO REALIZADO PELA AUTORA EM SUAS AULAS DE NATAÇÃO NO INSTITUTO ESPAÇO VIDA NO ANO DE 2018, POR MEIO DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL. E POR FIM, FOI CONCLUÍDO QUE A NATAÇÃO PODE TRANSFORMAR A QUALIDADE DE VIDA DE UMA CRIANÇA COM TEA, QUE SAI DO ESTADO DE SEDENTÁRIOS PARA UMA VIDA ATIVA E MAIS SAUDÁVEL, ALÉM DE SE TRABALHAR TODO O ACERVO MOTOR DA CRIANÇA COMO A FLEXIBILIDADE, LATERALIDADE, AGILIDADE, FORÇA ENTRE OUTRAS E TAMBÉM TEM IMPACTO DIRETO NOS PRINCIPAIS DÉFICITS CENTRAIS DO TEA, ESTIMULANDO AS RELAÇÕES, A COMUNICAÇÃO, O TOQUE, A AUTOCONFIANÇA, A AUTONOMIA E VÁRIOS OUTROS, SENDO UMA PRÁTICA EXTREMAMENTE DIVERTIDA E PRAZEROSA PARA A CRIANÇA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "NATAÇÃO, AUTISMO, SEDENTARISMO, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2153_04092019162045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLLI KETWLLY FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MYLLI SANTOS" "autor_email" => "mylli.8@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }