Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JERÔNIMO, FERREIRA, MENDES, PIETRO, PIETRO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58884
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3443
    "inscrito_id" => 2013
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) E DENTRE OUTROS PROGRAMAS VEM PROMOVENDO AÇÕES NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. ESSE PROCEDIMENTO OCORRE ATRAVÉS DE MEDIDAS COERENTES E CABÍVEIS DIANTE DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ENSINO, EM VIRTUDE DISSO OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL POLIVALENTE JOSÉ JOAQUIM DA SILVA FILHO DO 1º B NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO APRESENTAVA DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEÚDO EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICO. SENDO ASSIM, OS JOGOS DIDÁTICOS SE APRESENTA COMO GRANDE SOLUÇÃO PARA ADERIR UM MELHOR DESEMPENHO NESSE RAMO CIENTIFICO, POIS O JOGO PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO, DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DA LIDERANÇA, DA MOTIVAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE, UTILIZANDO A RELAÇÃO ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM CONTEXTO FORMATIVO, O QUE CONFERE O AVANÇO NAS SUAS HABILIDADES COGNITIVAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS CONTENDO QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, PRÉ E PÓS JOGO, REFERENTE AO CONTEÚDO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL AVALIAR E PERCEBER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A EVOLUÇÃO DOS MESMOS NA PARTE CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JERÔNIMO, FERREIRA, MENDES, PIETRO, PIETRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2013_21092019012119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERONIMO FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "PIETRO MENDES"
    "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TENOLOGIA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58884
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3443
    "inscrito_id" => 2013
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) E DENTRE OUTROS PROGRAMAS VEM PROMOVENDO AÇÕES NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. ESSE PROCEDIMENTO OCORRE ATRAVÉS DE MEDIDAS COERENTES E CABÍVEIS DIANTE DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ENSINO, EM VIRTUDE DISSO OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL POLIVALENTE JOSÉ JOAQUIM DA SILVA FILHO DO 1º B NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO APRESENTAVA DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEÚDO EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICO. SENDO ASSIM, OS JOGOS DIDÁTICOS SE APRESENTA COMO GRANDE SOLUÇÃO PARA ADERIR UM MELHOR DESEMPENHO NESSE RAMO CIENTIFICO, POIS O JOGO PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO, DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DA LIDERANÇA, DA MOTIVAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE, UTILIZANDO A RELAÇÃO ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM CONTEXTO FORMATIVO, O QUE CONFERE O AVANÇO NAS SUAS HABILIDADES COGNITIVAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS CONTENDO QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, PRÉ E PÓS JOGO, REFERENTE AO CONTEÚDO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL AVALIAR E PERCEBER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A EVOLUÇÃO DOS MESMOS NA PARTE CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JERÔNIMO, FERREIRA, MENDES, PIETRO, PIETRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2013_21092019012119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERONIMO FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "PIETRO MENDES"
    "autor_email" => "pietromendes0123@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TENOLOGIA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) E DENTRE OUTROS PROGRAMAS VEM PROMOVENDO AÇÕES NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. ESSE PROCEDIMENTO OCORRE ATRAVÉS DE MEDIDAS COERENTES E CABÍVEIS DIANTE DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ENSINO, EM VIRTUDE DISSO OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL POLIVALENTE JOSÉ JOAQUIM DA SILVA FILHO DO 1º B NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO APRESENTAVA DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEÚDO EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICO. SENDO ASSIM, OS JOGOS DIDÁTICOS SE APRESENTA COMO GRANDE SOLUÇÃO PARA ADERIR UM MELHOR DESEMPENHO NESSE RAMO CIENTIFICO, POIS O JOGO PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO, DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DA LIDERANÇA, DA MOTIVAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE, UTILIZANDO A RELAÇÃO ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM CONTEXTO FORMATIVO, O QUE CONFERE O AVANÇO NAS SUAS HABILIDADES COGNITIVAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS CONTENDO QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, PRÉ E PÓS JOGO, REFERENTE AO CONTEÚDO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL AVALIAR E PERCEBER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A EVOLUÇÃO DOS MESMOS NA PARTE CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.