ARAUJO, Lindomar Da Silva. Núcleo de arte: território de fissuras decoloniais. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61215>. Acesso em: 22/11/2024 03:15
O ARTIGO RESULTA DE ANÁLISES REFLEXIVAS SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS, LOCALIZADAS NO ESPAÇO DE EXTENSÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CARIOCA, DENOMINADO NÚCLEO DE ARTE, EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS APROFUNDADOS NO PERCURSO DA DISCIPLINA “EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E SABERES EM TRÂNSITO NA PESQUISA TEATRAL”, DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. O RECORTE DA INVESTIGAÇÃO SE REFERE A PRÁTICAS COTIDIANAS NO CAMPO DAS ARTES CÊNICAS E EM OUTROS PROCESSOS, QUE FAZEM INTERCESSÕES COM OS SABERES DO TEATRO. O CORPO NARRATIVO DA PESQUISA CONTEXTUALIZA A COLONIALIDADE DO PODER, COM SEUS PADRÕES DE DOMINAÇÃO E MECANISMOS DE CONTROLE NA ESTRUTURA SOCIAL, BUSCANDO DESCORTINAR INDICATIVOS SOBRE OS MODOS E AS CARACTERÍSTICAS DE UM CURRÍCULO DECOLONIAL, DE FORMA A LASTREAR O ESTUDO. NO CURSO DAS INVESTIGAÇÕES, IDENTIFICA E ANALISA PERSPECTIVAS DECOLONIAIS EM ABORDAGENS PEDAGÓGICAS, PARA DESCOBRIR E APONTAR PENSAMENTOS “OUTROS” EXISTENTES NO CURRÍCULO PENSADOPRATICADO NO NÚCLEO DE ARTE AVENIDA DOS DESFILES.