Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROLETA IMUNE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE IMUNOLOGIA.

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE IMUNOLOGIA, ROLETA IMUNE, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO LÚDICO “ROLETA IMUNE COMO PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA. A PROPOSTA SURGI NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, COM O INTUITO DE AUXILIAR O DOCENTE EM SALA DE AULA E PROPOR PARA O ALUNO UM AMBIENTE PROPICIO, LÚDICO E PRAZEROSO PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DA COMPREENSÃO DO ENSINO DE IMUNOLOGIA. O JOGO CONSISTE EM UMA ROLETA ONDE ESTÁ INSERIDO OITO (08) ASSUNTOS DA IMUNOLOGIA,. A ROLETA CONTERÁ TAMBÉM PASSA VEZ. PARA CADA ASSUNTO DA ROLETA ESTARÁ DISPONÍVEL UMA LISTA COM PERGUNTAS, ONDE O ALUNO DEVERÁ RESPONDER, AO ACERTAR A RESPOSTA O ALUNO GANHARÁ IMUNIDADE CONTRA AGENTES ESTRANHOS. O JOGO AINDA DISPONIBILIZA DE TRÊS CARTAS AJUDA, O LINFÓCITO T AUXILIAR, CÉLULA B DE MEMÓRIA E CÉLULA DENDRÍTICA QUE A CELULAR PROFISSIONAL APRESENTADORA DE ANTÍGENO, AO ESCOLHER UMAS DESSAS CARTAS O ALUNO CONTARÁ COM AJUDA DOS COLEGAS, LIVRO OU INTERNET E DO PRÓPRIO PROFESSOR, ELES REPRESENTARÃO AS FUNÇÕES DAS CÉLULAS DESCRITAS. O JOGO SE CARACTERIZA COMO UMA ÓTIMA FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO PARA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA, TENDO EM VISTA A SIMPLICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO, O BAIXO CUSTO, A PRATICIDADE, O TRABALHAR EM EQUIPE E AINDA CONTAR COM TODO O LÚDICO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.