Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA: APRENDIZAGEMFORA DO AMBIENTE DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61210
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5519
    "inscrito_id" => 14448
    "titulo" => "NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA: APRENDIZAGEMFORA DO AMBIENTE DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      É ENTENDIDO QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO DESMOTIVADOS EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DA BOTÂNICA.\r\n
      UM DOS FATORES PRINCIPAIS, ESTÁ NA CONDUÇÃO DAS AULAS DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE A UNIDADE QUE\r\n
      ABORDA A BOTÂNICA. A MAIORIA DAS AULAS SÃO TEÓRICAS, REPLETAS DE PALAVRAS E DEFINIÇÕES, PASSANDO A IDEIA\r\n
      DE QUE APENAS PRECISAM SER MEMORIZADAS. MAS, EXISTEM OUTROS PONTOS COMO A PRECARIEDADE DE\r\n
      EQUIPAMENTOS, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIAS QUE PODERIAM ESTIMULAR E AUXILIAR NESSE PROCESSO. NESSE\r\n
      SENTIDO, O TRABALHO OBJETIVA MOSTRAR QUE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PODEM SER APREENDIDOS DE FORMA\r\n
      SIGNIFICATIVA QUANDO REALIZADOS FORA DO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE, MOTIVE, FACILITE,\r\n
      TORNANDO MAIS EFICIENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. NA\r\n
      ETAPA INICIAL DA EXPERIÊNCIA, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO CONTENDO CINCO QUESTIONAMENTOS QUE OS\r\n
      ALUNOS DEMONSTRARAM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS PLANTAS. EM SEGUIDA, UMA PARTE DA\r\n
      TURMA FOI CONDUZIDA PARA O PÁTIO DA ESCOLA, REALIZANDO UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE\r\n
      PLANTAS. ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NO MÊS DE AGOSTO DE 2019, PELOS DISCENTES E A\r\n
      PRECEPTORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA\r\n
      UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FOMENTADO PELA CAPES, APLICADO AO 7º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL DA EEF JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO, LOCALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.\r\n
      FORAM 23 FORMULÁRIOS APLICADOS PARA 23 DISCENTES. POR FIM, ESSA ATIVIDADE FORA DA SALA DE AULA\r\n
      PROMOVEU A SENSIBILIZAÇÃO E UMA OUTRA VISÃO POR PARTE DOS ALUNOS A RESPEITO DAS PLANTAS E\r\n
      PASSANDO A ENTENDER E SE CONHECER COMO SERES INTEGRANTES DO MEIO AMBIENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14448_03102019163843.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WALISON DOS SANTOS MACHI"
    "autor_nome_curto" => "WALISON MACHI"
    "autor_email" => "w_alison@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61210
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5519
    "inscrito_id" => 14448
    "titulo" => "NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA BOTÂNICA: APRENDIZAGEMFORA DO AMBIENTE DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      É ENTENDIDO QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO DESMOTIVADOS EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DA BOTÂNICA.\r\n
      UM DOS FATORES PRINCIPAIS, ESTÁ NA CONDUÇÃO DAS AULAS DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE A UNIDADE QUE\r\n
      ABORDA A BOTÂNICA. A MAIORIA DAS AULAS SÃO TEÓRICAS, REPLETAS DE PALAVRAS E DEFINIÇÕES, PASSANDO A IDEIA\r\n
      DE QUE APENAS PRECISAM SER MEMORIZADAS. MAS, EXISTEM OUTROS PONTOS COMO A PRECARIEDADE DE\r\n
      EQUIPAMENTOS, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIAS QUE PODERIAM ESTIMULAR E AUXILIAR NESSE PROCESSO. NESSE\r\n
      SENTIDO, O TRABALHO OBJETIVA MOSTRAR QUE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PODEM SER APREENDIDOS DE FORMA\r\n
      SIGNIFICATIVA QUANDO REALIZADOS FORA DO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE, MOTIVE, FACILITE,\r\n
      TORNANDO MAIS EFICIENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. NA\r\n
      ETAPA INICIAL DA EXPERIÊNCIA, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO CONTENDO CINCO QUESTIONAMENTOS QUE OS\r\n
      ALUNOS DEMONSTRARAM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS PLANTAS. EM SEGUIDA, UMA PARTE DA\r\n
      TURMA FOI CONDUZIDA PARA O PÁTIO DA ESCOLA, REALIZANDO UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE\r\n
      PLANTAS. ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NO MÊS DE AGOSTO DE 2019, PELOS DISCENTES E A\r\n
      PRECEPTORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA\r\n
      UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FOMENTADO PELA CAPES, APLICADO AO 7º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL DA EEF JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO, LOCALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.\r\n
      FORAM 23 FORMULÁRIOS APLICADOS PARA 23 DISCENTES. POR FIM, ESSA ATIVIDADE FORA DA SALA DE AULA\r\n
      PROMOVEU A SENSIBILIZAÇÃO E UMA OUTRA VISÃO POR PARTE DOS ALUNOS A RESPEITO DAS PLANTAS E\r\n
      PASSANDO A ENTENDER E SE CONHECER COMO SERES INTEGRANTES DO MEIO AMBIENTE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14448_03102019163843.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WALISON DOS SANTOS MACHI"
    "autor_nome_curto" => "WALISON MACHI"
    "autor_email" => "w_alison@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É ENTENDIDO QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS ESTÃO DESMOTIVADOS EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO DA BOTÂNICA. UM DOS FATORES PRINCIPAIS, ESTÁ NA CONDUÇÃO DAS AULAS DE CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE A UNIDADE QUE ABORDA A BOTÂNICA. A MAIORIA DAS AULAS SÃO TEÓRICAS, REPLETAS DE PALAVRAS E DEFINIÇÕES, PASSANDO A IDEIA DE QUE APENAS PRECISAM SER MEMORIZADAS. MAS, EXISTEM OUTROS PONTOS COMO A PRECARIEDADE DE EQUIPAMENTOS, AUSÊNCIA DE TECNOLOGIAS QUE PODERIAM ESTIMULAR E AUXILIAR NESSE PROCESSO. NESSE SENTIDO, O TRABALHO OBJETIVA MOSTRAR QUE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PODEM SER APREENDIDOS DE FORMA SIGNIFICATIVA QUANDO REALIZADOS FORA DO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE, MOTIVE, FACILITE, TORNANDO MAIS EFICIENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. NA ETAPA INICIAL DA EXPERIÊNCIA, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO CONTENDO CINCO QUESTIONAMENTOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS PLANTAS. EM SEGUIDA, UMA PARTE DA TURMA FOI CONDUZIDA PARA O PÁTIO DA ESCOLA, REALIZANDO UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE PLANTAS. ESSA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NO MÊS DE AGOSTO DE 2019, PELOS DISCENTES E A PRECEPTORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA, DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, FOMENTADO PELA CAPES, APLICADO AO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEF JOÃO ALENCAR DE FIGUEIREDO, LOCALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. FORAM 23 FORMULÁRIOS APLICADOS PARA 23 DISCENTES. POR FIM, ESSA ATIVIDADE FORA DA SALA DE AULA PROMOVEU A SENSIBILIZAÇÃO E UMA OUTRA VISÃO POR PARTE DOS ALUNOS A RESPEITO DAS PLANTAS E PASSANDO A ENTENDER E SE CONHECER COMO SERES INTEGRANTES DO MEIO AMBIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.