O PRESENTE TRABALHO INVESTIGA A PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E AS PROVOCAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA. NOSSA PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, SENDO SUA ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA. NOSSOS APORTES TEÓRICOS FORAM COULON (1995), IMBERNÓN (2010), PLACCO ET AL (2010) DENTRE OUTROS. A TÉCNICA DE COLETA DE DADOS UTILIZADAS FOI A OBSERVAÇÃO. O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO FORAM DUAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, LOCALIZADAS NA ZONA SUL E SUDESTE. ESTE ESTUDO NOS POSSIBILITOU PERCEBER QUE A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA DINÂMICA DE TEMPO INTEGRAL É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O BOM ANDAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, ESPERA-SE QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO CONHEÇA O SEU ESPAÇO DE TRABALHO, COMPARTILHE IDEIAS E CONHECIMENTOS, CONSTRUA O SEU PAPEL NA ESCOLA, TORNANDO-SE ASSIM, A LIGAÇÃO FUNDAMENTAL, TRAÇANDO O SEU CAMINHO TRANSFORMADOR, FORMADOR E ARTICULADOR.