Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: RESULTADOS DE UMA FORMAÇÃO

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, GRANDEZAS E MEDIDAS, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58393
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4181
    "inscrito_id" => 4522
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: RESULTADOS DE UMA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A POTENCIALIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, A PARTIR DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. ESSE PROJETO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS COM OS REFERIDOS DOCENTES, QUE ATUAM EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSES ENCONTROS, REALIZAMOS ATIVIDADES PRÁTICAS, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, DE MODO A PROPOR AOS PROFESSORES A REPLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS EM QUE ELES ATUAM. COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, DESTACAMOS A REFLEXÃO QUE OS PROFESSORES OBTIVERAM DE QUE A MATEMÁTICA É FRUTO DE UM PROCESSO HISTÓRICO E QUE ESSE CONHECIMENTO PODE SER COMPARTILHADO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES APREENDAM DETERMINADO CONCEITO OU PROCEDIMENTO, DE MODO A (RES)SIGNIFICAR ESSA DISCIPLINA COMO UMA CIÊNCIA MUTÁVEL, DINÂMICA E QUE PASSOU POR OBSTÁCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, GRANDEZAS E MEDIDAS, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4522_26092019111155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisconetosud@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58393
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4181
    "inscrito_id" => 4522
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: RESULTADOS DE UMA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A POTENCIALIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, A PARTIR DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. ESSE PROJETO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS COM OS REFERIDOS DOCENTES, QUE ATUAM EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSES ENCONTROS, REALIZAMOS ATIVIDADES PRÁTICAS, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, DE MODO A PROPOR AOS PROFESSORES A REPLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS EM QUE ELES ATUAM. COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, DESTACAMOS A REFLEXÃO QUE OS PROFESSORES OBTIVERAM DE QUE A MATEMÁTICA É FRUTO DE UM PROCESSO HISTÓRICO E QUE ESSE CONHECIMENTO PODE SER COMPARTILHADO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES APREENDAM DETERMINADO CONCEITO OU PROCEDIMENTO, DE MODO A (RES)SIGNIFICAR ESSA DISCIPLINA COMO UMA CIÊNCIA MUTÁVEL, DINÂMICA E QUE PASSOU POR OBSTÁCULOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, GRANDEZAS E MEDIDAS, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4522_26092019111155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisconetosud@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A POTENCIALIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, A PARTIR DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. ESSE PROJETO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS COM OS REFERIDOS DOCENTES, QUE ATUAM EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSES ENCONTROS, REALIZAMOS ATIVIDADES PRÁTICAS, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, DE MODO A PROPOR AOS PROFESSORES A REPLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS EM QUE ELES ATUAM. COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, DESTACAMOS A REFLEXÃO QUE OS PROFESSORES OBTIVERAM DE QUE A MATEMÁTICA É FRUTO DE UM PROCESSO HISTÓRICO E QUE ESSE CONHECIMENTO PODE SER COMPARTILHADO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES APREENDAM DETERMINADO CONCEITO OU PROCEDIMENTO, DE MODO A (RES)SIGNIFICAR ESSA DISCIPLINA COMO UMA CIÊNCIA MUTÁVEL, DINÂMICA E QUE PASSOU POR OBSTÁCULOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.