O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A POTENCIALIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, A PARTIR DOS RESULTADOS DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. ESSE PROJETO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE OFICINAS COM OS REFERIDOS DOCENTES, QUE ATUAM EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSES ENCONTROS, REALIZAMOS ATIVIDADES PRÁTICAS, ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, DE MODO A PROPOR AOS PROFESSORES A REPLICAÇÃO DE TAIS ATIVIDADES COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS EM QUE ELES ATUAM. COMO RESULTADOS DESTE TRABALHO, DESTACAMOS A REFLEXÃO QUE OS PROFESSORES OBTIVERAM DE QUE A MATEMÁTICA É FRUTO DE UM PROCESSO HISTÓRICO E QUE ESSE CONHECIMENTO PODE SER COMPARTILHADO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES APREENDAM DETERMINADO CONCEITO OU PROCEDIMENTO, DE MODO A (RES)SIGNIFICAR ESSA DISCIPLINA COMO UMA CIÊNCIA MUTÁVEL, DINÂMICA E QUE PASSOU POR OBSTÁCULOS.