Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DA PERSPECTIVA DA CRIANÇA SOBRE SEU ESPAÇO

Palavra-chaves: FOTOGRAFIAS, NARRATIVAS, CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AO UTILIZARMOS A MÁQUINA FOTOGRÁFICA PARA REGISTRARMOS AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS, ERAM CONSTANTES OS PEDIDOS DE ALGUMAS PARA QUE DEIXÁSSEMOS QUE ELAS FOTOGRAFASSEM. UM DIA, PORÉM, ANTE A INSISTÊNCIA DE UMA CRIANÇA, PENSAMOS “POR QUE NÃO?”. E A MÁQUINA FOTOGRÁFICA FOI ENTREGUE A ELA, SEM NENHUMA EXIGÊNCIA, PRETENSÃO OU INSTRUÇÃO. ASSIM, AS OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM QUISERAM FOTOGRAFAR, E PASSARAM A PEDIR MÁQUINA EM ALGUNS MOMENTOS. A SITUAÇÃO SE REPETIA E AS CATORZE CRIANÇAS PERTENCENTES AO GRUPO FOTOGRAFARAM COM A MÁQUINA POR CERCA DE UMA SEMANA. SOMENTE NO MOMENTO EM QUE DESCARREGAMOS AS FOTOS É QUE PUDEMOS CONSTATAR A RIQUEZA DO MATERIAL QUE TÍNHAMOS EM MÃOS. AO OLHAR AS IMAGENS FOTOGRÁFICAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS E A PERSPECTIVA DE CADA UMA SOBRE O ESPAÇO, OBSERVAMOS QUE ELAS NOS PERMITIAM REFLETIR SOBRE O NOSSO FAZER PEDAGÓGICO. DESTE MODO, SE CONSIDERARMOS A NARRATIVA COMO FORMA DE REGISTRO DA MEMÓRIA DE UM POVO, CUJA MATÉRIA PRIMA É A EXPERIÊNCIA QUE PODE SER REINVENTADA, REINTERPRETADA E RECONTADA, É POSSÍVEL QUE AS IMAGENS FOTOGRÁFICAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS PUDESSEM SE CONSTITUIR COMO NARRATIVAS? PARTINDO DESSA REFLEXÃO, A SESSÃO DE DIÁLOGO PROPOSTA TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA COMO RECURSO DE REGISTRO, PARTINDO DA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM FAIXA ETÁRIA DE 3 E 4 ANOS, DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL PARCIAL (CECI-PARCIAL) DA DEDIC/UNICAMP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.