O TRABALHO INVESTIGOU A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE, RS. REVELAMOS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE OBSERVAÇÃO E “ESCUTA” DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORAS E ESTUDANTES . INVESTIGAMOS AS “ARTES DE FAZER” A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM À LUZ DA TEORIA DAS PRÁTICAS E INVENÇÕES COTIDIANAS DE MICHEL DE CERTEAU. AS PROFESSORAS FAZEM USO DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EM UM PROCESSO CRIATIVO DE SUBVERSÃO DAS NORMAS QUE LHES SÃO IMPOSTAS PARA AVALIAR, COMO FORMA DE “RESISTÊNCIA”. A “ESCUTA” DA PALAVRA PARECE AUXILIAR NA REINVENÇÃO DE SUAS HISTÓRIAS, DIMINUIR A ANGÚSTIA FRENTE ÀS PRESSÕES, E REVELA TAMBÉM DEMANDAS DA ESCOLA À ACADEMIA. OS ESTUDANTES DIZEM QUE O PROFESSOR DEVERIA OUVI-LOS MAIS E NÃO AVALIAR APENAS O QUANTO ELES DOMINAM O CONTEÚDO.