KONZEN, Jose Oto et al.. Mérito social, equidade e educação em émile durkheim. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61087>. Acesso em: 22/12/2024 23:29
O TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE MÉRITO E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE E COM A EDUCAÇÃO PRESENTE NOS ESCRITOS DE DURKHEIM QUE DIALOGAM COM A EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UM TRABALHO DE NATUREZA TEÓRICA, VINCULADO AO PROJETO DE PESQUISA MAIS AMPLO, INTITULADO “IDEOLOGIA MERITOCRÁTICA E EDUCAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÕES DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO”, DESENVOLVIDO JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC, COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL. OS RESULTADOS APONTAM QUE DURKHEIM CONCEBE A EDUCAÇÃO COMO UM PROJETO MORAL, VOLTADO PARA A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL, QUE IMPLICA EM TRANSFORMAR AS “APTIDÕES” INDIVIDUAIS EM FUNÇÕES SOCIAIS E REQUER “ESFORÇO” DOS AGENTES, INTERMEDIADO PELAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O MÉRITO PASSA A SER CONCEBIDO COMO “MÉRITO SOCIAL”. O EMPREENDIMENTO DIZ RESPEITO À ANÁLISE DAS SOCIEDADES COMPLEXAS, CARACTERIZADAS PELA INTENSIFICAÇÃO DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL, ONDE A AFIRMAÇÃO DO MÉRITO TENCIONA COM OS EFEITOS DA HERANÇA E REQUER UMA REDEFINIÇÃO DO ORDENAMENTO DEMOCRÁTICO, RESPALDADA NOS GRUPOS INTERMEDIÁRIOS, TENDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO INSTÂNCIA PROTOTÍPICA VOLTADA PARA A PRODUÇÃO DE CONDIÇÕES EQUITATIVAS. TRATA-SE DE UMA DAS EXPRESSÕES MAIS ELABORADAS DA TRADIÇÃO LIBERAL-REPUBLICANA, CUJOS LIMITES SÃO PROBLEMATIZADOS PELA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E CUJO TEOR VEM SENDO COLOCADO EM XEQUE PELO PENSAMENTO NEOLIBERAL AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS.