ESTE TRABALHO OBJETIVA PROPOR ATIVIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO DIGITAL FÓRUM COMO RECURSO QUE PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DOS ARGUMENTOS DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. ESPECIFICAMENTE OBJETIVAMOS: A) IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO DIGITAL FÓRUM DE DISCUSSÃO QUE PODE SER PRODUZIDO NO WHATSAPP; B) PROPOR ATIVIDADES INTERVENTIVAS SEQUENCIAIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO VIA WHATSAPP PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS NAS PRODUÇÕES DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO; C) CONTRASTAR OS ARGUMENTOS NAS PRODUÇÕES DE TEXTOS INICIAIS COM AS PRODUÇÕES DE TEXTOS APÓS DISCUSSÕES NO FÓRUM VIA WHATSAPP. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS REALIZAREMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALGADINHO - PE. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, ELABORAMOS PROPOSTA INTERVENTIVA SEGUINDO A METODOLOGIA DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004). NA ABORDAGEM TEÓRICA DISCUTIREMOS A TECNOLOGIA E O LETRAMENTO COM OS ESTUDOS DE BEZERRA (2013), MARCUSCHI (2010), PAIVA E RODRIGUES JR. (2007), SOARES (2002), XAVIER (2005, 2011, 2012). A ARGUMENTAÇÃO, NOS ESTUDOS DE DUCROT (2009), PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA (2005), KOCH (2013) KOCH E ELIAS (2017). SOBRE A CONCEPÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS BUSCAMOS OS ESTUDOS DE BAKHTIN (1997), SILVA (1999), MARCUSCHI (2004). ESPERAMOS QUE, COM ESTA INVESTIGAÇÃO, POSSAMOS ABRIR ESPAÇO PARA DISCUTIR O GÊNERO DIGITAL FÓRUM VIA WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.