A PRESENTE PESQUISA CONSTITUI UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO QUE INVESTIGA AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO. DIANTE DESSE CONTEXTO, FORMULOU-SE O SEGUINTE PROBLEMA PARA INVESTIGAÇÃO: “COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CONCEITUAL NA ADOLESCÊNCIA COM O USO DA LEITURA LITERÁRIA?”. PARA TENTAR RESPONDE-LO HOUVE A NECESSIDADE DE FORMULAR UMA INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO, FOI FORMULADO UM QUESTIONÁRIO COM 9 PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS E ABERTAS A APROXIMADAMENTE 60 ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO, ACERCA DO SIGNIFICADO DA PALAVRA “CONCEITO” E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E LITERATURA PARA O APRENDIZADO. A BASE TEÓRICA DE ANÁLISE DA PESQUISA AÇÃO FOI O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES EM RECONHECER A DEFINIÇÃO DE CONCEITO, BEM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E LITERATURA COMO FORMAS DE CONHECIMENTO.