ESTE PROJETO APRESENTA UM ESTUDO DOCUMENTAL DE FONTES PRIMÁRIAS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA HELENA ANTIPOFF – CDPHA, LOCALIZADO EM UMA UNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS-UEMG. ESSA INVESTIGAÇÃO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE SE PENSAR OS REGISTROS DO CDPHA E AS PESQUISAS PREVIAMENTE CONCRETIZADAS, PROPONDO UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS DE UM PROCESSO EDUCACIONAL E DE UM TRATAMENTO METODOLÓGICO PAUTADO NAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES E TEORIAS PRODUZIDAS NA INTERLOCUÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO, E NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE PRIORIZAM E VIABILIZAM INTENSA EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA. FORAM IDENTIFICADAS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELA PSICÓLOGA E EDUCADORA HELENA ANTIPOFF (1892-1974) EM FONTES DOCUMENTAIS PRIMÁRIAS, QUE REGISTRAM EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO COMPLEXO EDUCACIONAL DA FAZENDA DO ROSÁRIO NO PERÍODO DE 1939-1974, OBSERVANDO UM POSSÍVEL DELINEAMENTO DE UMA PEDAGOGIA DISTINTA. OS ESTUDOS DAS FONTES HISTÓRICAS PERMITIRAM UMA PRIMEIRA REFLEXÃO SOBRE AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E NAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS ROSARIANAS, BEM COMO A VERIFICAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE MATERIALIZAM UMA PROPOSTA DE PEDAGOGIA CIENTÍFICA.