OS JOGOS LÚDICOS SÃO FERRAMENTAS ÚTEIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, É ATRAVÉS DELES QUE SURGEM AS ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELOS ALUNOS DE FORMA MAIS INTERESSANTE ESTIMULANDO O ‘’QUERER’’ DO ALUNO PARA A ATIVIDADE DESENVOLVIDA. APRESENTAR UMA FORMA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS FACILITA A PROXIMIDADE DO ALUNO COM O CONTEÚDO. O ENFOQUE EM PRÁTICAS DE JOGOS DIDÁTICOS OU ATIVIDADES LÚDICAS DENTRO DA SALA DE AULA, AUXILIA TANTO O ALUNO COMO O PROFESSOR A CONQUISTAR DER SEUS OBJETIVOS, DE FORMA DINÂMICA, EVITANDO QUE A AULA SEJA EXAUSTIVA E MONÓTONA. ESTE TRABALHO FOI FUNDAMENTADO NA ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO QUE AUXILIASSE O APRENDIZADO EM CONHECIMENTOS GERAIS DE QUÍMICA, TESTADO POR ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. OS RESULTADOS FORAM SIGNIFICATIVOS MOSTRANDO QUE O LÚDICO É UMA FORMA MUITO BENÉFICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.