ASPECTOS AFETIVOS E COGNITIVOS ACONTECEM JUNTOS NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, ENTÃO CONHECER A BAGAGEM SOCIAL E EMOCIONAL DE CADA ALUNO É IMPORTANTE PARA A SOCIABILIZAÇÃO E ENFOQUE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O SUCESSO NA BUSCA DE CONHECIMENTO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, DESENVOLVÊ-LA NA ESCOLA É ESTABELECER SUBSÍDIOS DE QUALIDADE PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO CONSISTIU NA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM 8 TURMAS DE SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, TOTALIZANDO 191 ALUNOS ENVOLVIDOS, QUE RECEBERAM UM DISCO DA AFETIVIDADE, COM 8 PARTES, ONDE EM CADA UMA CONSTAVA UMA ATITUDE DE CUNHO SOCIAL E EMOCIONAL, OS EDUCANDOS REFLETIAM SOBRE CADA UMA E PINTAVAM DE ACORDO COM A INTENSIDADE COM QUE DESENVOLVIAM TAIS AÇÕES NO SEU DIA A DIA, A PARTIR DOS DADOS TABULADOS POR TURMAS E GERAL PODEMOS CONSTATAR QUE MAIS DE 50% DAS RESPOSTAS FORAM VERMELHAS (NUNCA) E AMARELAS (ÀS VEZES), MOSTRANDO A NECESSIDADE URGENTE DA ABORDAGEM EMOCIONAL EM SALA DE AULA, AS TURMAS QUE MAIS POSSUÍAM PARTES VERDES(SEMPRE) FORAM OS SEXTOS ANOS. A PARTIR DE DADOS AFETIVOS O PROFESSOR CONHECE MELHOR SEU ALUNO NO INDIVIDUAL E NO CONTEXTO DA TURMA E PODE ESTABELECER CRITÉRIOS E ATIVIDADES PARA DESENVOLVER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO SOCIÁVEL, ÉTICO E COLABORATIVO EM SOCIEDADE.