Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FRACASSO ESCOLAR: AS REPERCUSSÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FRACASSO ESCOLAR, AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60616
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3751
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: AS REPERCUSSÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM COMO DESAFIO DA ATUALIDADE O FRACASSO ESCOLAR. PROMOVER A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS E LHES ASSEGURAR UM CAMINHO DE PROGRESSO EM VIRTUDE DE UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE LOCAL. DESSA FORMA, A IDEIA RELEVANTE ESTÁ EM PROVOCAR UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NUM PROCESSO MAIS AMPLO DA AÇÃO EDUCATIVA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EXPLICITAR O FRACASSO ESCOLAR, AS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, À LUZ DE UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SENSÍVEL E REFLEXÍVEL SOBRE O SER HUMANO CONTEXTUALIZADO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PARTIU DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE FREIRE (1996, 2000), HOFFMANN (1993, 1994, 2012), BOSSA (2009, 2011) ET ALL. PARA DISCUTIR E APROFUNDAR ESSA PESQUISA, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ ESTRUTURADA EM SEÇÕES. A PRIMEIRA IRÁ CARACTERIZAR O FRACASSO ESCOLAR, A SEGUNDA ABORDARÁ A PRÁTICA DOCENTE E AS FORMAS DE AVALIAÇÃO. DESTACA-SE POR FIM, OS RESULTADOS E CONCLUSÕES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO FRACASSO ESCOLAR, MAS PRINCIPALMENTE QUE SEJA IMPLEMENTADO POLÍTICAS PÚBLICAS/EDUCATIVAS ALIADA A UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ATENTA A CONFLITOS, CONTRADIÇÕES, FISSURAS E FRAGMENTOS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR CAPAZ DE ANALISAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM CENÁRIO EDUCATIVO COERENTE A TAL PERSPECTIVA COM CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CURRICULAR, PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A FINALIDADE DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA ONDE CONTEMPLA FATORES CONSTITUCIONAL/BIOLÓGICO, COGNITIVO, AFETIVO SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICO EM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7429_24092019221855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA RODRIGUES DE ARRUDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDA"
    "autor_email" => "gilda_graziella@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60616
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3751
    "inscrito_id" => 7429
    "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: AS REPERCUSSÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM COMO DESAFIO DA ATUALIDADE O FRACASSO ESCOLAR. PROMOVER A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS E LHES ASSEGURAR UM CAMINHO DE PROGRESSO EM VIRTUDE DE UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE LOCAL. DESSA FORMA, A IDEIA RELEVANTE ESTÁ EM PROVOCAR UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NUM PROCESSO MAIS AMPLO DA AÇÃO EDUCATIVA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EXPLICITAR O FRACASSO ESCOLAR, AS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, À LUZ DE UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SENSÍVEL E REFLEXÍVEL SOBRE O SER HUMANO CONTEXTUALIZADO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PARTIU DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE FREIRE (1996, 2000), HOFFMANN (1993, 1994, 2012), BOSSA (2009, 2011) ET ALL. PARA DISCUTIR E APROFUNDAR ESSA PESQUISA, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ ESTRUTURADA EM SEÇÕES. A PRIMEIRA IRÁ CARACTERIZAR O FRACASSO ESCOLAR, A SEGUNDA ABORDARÁ A PRÁTICA DOCENTE E AS FORMAS DE AVALIAÇÃO. DESTACA-SE POR FIM, OS RESULTADOS E CONCLUSÕES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO FRACASSO ESCOLAR, MAS PRINCIPALMENTE QUE SEJA IMPLEMENTADO POLÍTICAS PÚBLICAS/EDUCATIVAS ALIADA A UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ATENTA A CONFLITOS, CONTRADIÇÕES, FISSURAS E FRAGMENTOS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR CAPAZ DE ANALISAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM CENÁRIO EDUCATIVO COERENTE A TAL PERSPECTIVA COM CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CURRICULAR, PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A FINALIDADE DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA ONDE CONTEMPLA FATORES CONSTITUCIONAL/BIOLÓGICO, COGNITIVO, AFETIVO SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICO EM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7429_24092019221855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA RODRIGUES DE ARRUDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDA"
    "autor_email" => "gilda_graziella@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE ALPHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEM COMO DESAFIO DA ATUALIDADE O FRACASSO ESCOLAR. PROMOVER A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS E LHES ASSEGURAR UM CAMINHO DE PROGRESSO EM VIRTUDE DE UMA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE LOCAL. DESSA FORMA, A IDEIA RELEVANTE ESTÁ EM PROVOCAR UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA NUM PROCESSO MAIS AMPLO DA AÇÃO EDUCATIVA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO EXPLICITAR O FRACASSO ESCOLAR, AS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, À LUZ DE UMA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SENSÍVEL E REFLEXÍVEL SOBRE O SER HUMANO CONTEXTUALIZADO EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PARTIU DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ESTÁ FUNDAMENTADA NAS CONCEPÇÕES DE FREIRE (1996, 2000), HOFFMANN (1993, 1994, 2012), BOSSA (2009, 2011) ET ALL. PARA DISCUTIR E APROFUNDAR ESSA PESQUISA, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ ESTRUTURADA EM SEÇÕES. A PRIMEIRA IRÁ CARACTERIZAR O FRACASSO ESCOLAR, A SEGUNDA ABORDARÁ A PRÁTICA DOCENTE E AS FORMAS DE AVALIAÇÃO. DESTACA-SE POR FIM, OS RESULTADOS E CONCLUSÕES QUE APONTAM A IMPORTÂNCIA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO FRACASSO ESCOLAR, MAS PRINCIPALMENTE QUE SEJA IMPLEMENTADO POLÍTICAS PÚBLICAS/EDUCATIVAS ALIADA A UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ATENTA A CONFLITOS, CONTRADIÇÕES, FISSURAS E FRAGMENTOS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR CAPAZ DE ANALISAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM CENÁRIO EDUCATIVO COERENTE A TAL PERSPECTIVA COM CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO CURRICULAR, PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A FINALIDADE DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA ONDE CONTEMPLA FATORES CONSTITUCIONAL/BIOLÓGICO, COGNITIVO, AFETIVO SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICO EM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.