Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO: A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSO TÉCNICO E NÚCLEO COMUM

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO TÉCNICO, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60836
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2948
    "inscrito_id" => 1518
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO: A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSO TÉCNICO E NÚCLEO COMUM"
    "resumo" => "O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA, TRAZ CONSIGO A FORMAÇÃO BÁSICA OFERECIDO PELO ENSINO MÉDIO, ENQUANTO O ENSINO TÉCNICO ESTÁ VOLTADO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DISTO, É IMPORTANTE QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM COM AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, AFIM DE CONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO OFERECIDO POR CADA DISCIPLINA. POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR SE, E COMO, OCORRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTEGRAÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ÀS DEMAIS DISCIPLINAS ESPECIFICAS DO CURSO. CONSISTE EM UMA PESQUISA DOCUMENTAL JUNTAMENTE COM A PESQUISA EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM MISTA, QUALITATIVA E QUANTITATIVA.  ESTA SENDO REALIZADO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS: PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO; MATRIZ CURRICULAR, EMENTA E PLANOS DE ENSINO. AFIM DE VERIFICAR COMO ESTÁ PREDISPOSTO A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, ALÉM DISTO SERÁ APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA VINCULADOS AO CURSO, E PROFESSORES DE DISCIPLINAS ESPECIFICAS. ESPERA-SE QUE A EXECUÇÃO DESSA PESQUISA SALIENTE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, E COM ISSO CONSCIENTIZAR OS DOCENTES DA IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO PARA EXECUÇÃO DE SUAS AULAS. ATÉ O DADO MOMENTO FOI POSSÍVEL OBSERVAR A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA MATRIZ CURRICULAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO TÉCNICO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID1518_27092019172920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA MARTINS"
    "autor_email" => "anaclaudia_ifg@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60836
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2948
    "inscrito_id" => 1518
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO: A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSO TÉCNICO E NÚCLEO COMUM"
    "resumo" => "O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA, TRAZ CONSIGO A FORMAÇÃO BÁSICA OFERECIDO PELO ENSINO MÉDIO, ENQUANTO O ENSINO TÉCNICO ESTÁ VOLTADO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DISTO, É IMPORTANTE QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM COM AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, AFIM DE CONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO OFERECIDO POR CADA DISCIPLINA. POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR SE, E COMO, OCORRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTEGRAÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ÀS DEMAIS DISCIPLINAS ESPECIFICAS DO CURSO. CONSISTE EM UMA PESQUISA DOCUMENTAL JUNTAMENTE COM A PESQUISA EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM MISTA, QUALITATIVA E QUANTITATIVA.  ESTA SENDO REALIZADO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS: PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO; MATRIZ CURRICULAR, EMENTA E PLANOS DE ENSINO. AFIM DE VERIFICAR COMO ESTÁ PREDISPOSTO A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, ALÉM DISTO SERÁ APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA VINCULADOS AO CURSO, E PROFESSORES DE DISCIPLINAS ESPECIFICAS. ESPERA-SE QUE A EXECUÇÃO DESSA PESQUISA SALIENTE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, E COM ISSO CONSCIENTIZAR OS DOCENTES DA IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO PARA EXECUÇÃO DE SUAS AULAS. ATÉ O DADO MOMENTO FOI POSSÍVEL OBSERVAR A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA MATRIZ CURRICULAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO TÉCNICO, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID1518_27092019172920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLAUDIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLAUDIA MARTINS"
    "autor_email" => "anaclaudia_ifg@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS CERES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA, TRAZ CONSIGO A FORMAÇÃO BÁSICA OFERECIDO PELO ENSINO MÉDIO, ENQUANTO O ENSINO TÉCNICO ESTÁ VOLTADO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DIANTE DISTO, É IMPORTANTE QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM COM AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, AFIM DE CONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO OFERECIDO POR CADA DISCIPLINA. POR ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É VERIFICAR SE, E COMO, OCORRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, VISANDO À INTEGRAÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ÀS DEMAIS DISCIPLINAS ESPECIFICAS DO CURSO. CONSISTE EM UMA PESQUISA DOCUMENTAL JUNTAMENTE COM A PESQUISA EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, COM ABORDAGEM MISTA, QUALITATIVA E QUANTITATIVA. ESTA SENDO REALIZADO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS: PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO; MATRIZ CURRICULAR, EMENTA E PLANOS DE ENSINO. AFIM DE VERIFICAR COMO ESTÁ PREDISPOSTO A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, ALÉM DISTO SERÁ APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE BIOLOGIA VINCULADOS AO CURSO, E PROFESSORES DE DISCIPLINAS ESPECIFICAS. ESPERA-SE QUE A EXECUÇÃO DESSA PESQUISA SALIENTE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, E COM ISSO CONSCIENTIZAR OS DOCENTES DA IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO PARA EXECUÇÃO DE SUAS AULAS. ATÉ O DADO MOMENTO FOI POSSÍVEL OBSERVAR A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA MATRIZ CURRICULAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.