A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM PROCESSO DE JULGAMENTO CONSCIENTE E, AO MESMO TEMPO, UMA AÇÃO REFLEXIVA, ÉTICA E DIALÓGICA, PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO FORMATIVO QUE DEVE FORNECER SUBSÍDIOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE AVANÇOS E DIFICULDADES NO CONTEXTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM (BELEM, 2018). ESSA PRODUÇÃO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS MODELOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA NO PERÍODO DE JANEIRO À DEZEMBRO DE 2018, EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE DO INTERIOR DO CEARÁ, COM A PARTICIPAÇÃO DE 23 DISCENTES E 08 DOCENTES EFETIVOS DO REFERIDO MESTRADO, SENDO ANALISADO TAMBÉM AS EMENTAS E PLANOS DE AULA DO PROGRAMA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO JÁ UTILIZADO POR MANUEL (2016), ONDE FOI ADAPTADO, PARA VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO DE SEU CURSO APLICADO AOS DISCENTES DO CURSO E DE UMA ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA APLICADA AOS DOCENTES. PARA ANÁLISE DOS DADOS QUALITATIVOS, FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011) E O SOFTWARE N-VIVO. O ESTUDO FOI SUBMETIDO AO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP), TENDO PARECER FAVORÁVEL, Nº DO PARECER: 2.806.642. A PARTIR DA ANÁLISE, O ITEM COM MAIOR DISCORDÂNCIA FOI REFERENTE A UTILIZAÇÃO DE PROVAS ESCRITAS E ORAIS (1.30), FORAM CONCORDANTES QUANTO AOS MÉTODOS: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (4.78), SEMINÁRIO (4.30), PORTFÓLIO (4.00), CRITÉRIOS SUBJETIVOS (4.47). PORTANTO, NOTA-SE QUE O ESPAÇO DA PÓS-GRADUAÇÃO PROPORCIONA O ESPAÇO DE FORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PRINCIPALMENTE PELA ADOÇÃO DE MÉTODOS AVALIATIVOS DIVERSIFICADOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS, QUE REFORÇAM COMPETÊNCIAS COMO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE, ASSIM COMO FAVORECEM HABILIDADES EM SALA DE AULA.