A PALAVRA CHAVE PARA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX É DESAFIO. PORTANTO, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM MAIS DO QUE UM QUADRO BRANCO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS JOVENS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE AOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA. ESSAS DISCIPLINAS SÃO CARACTERIZADAS POR APRESENTAREM CONTEÚDOS DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO, NA MAIORIA DAS VEZES. EXPLICAR COMO UMA CÉLULA É FORMADA SEM QUE O ALUNO A TENHA VISTO É UM DESAFIO PARA TODO PROFESSOR DE BIOLOGIA. UMA FORMA DE ULTRAPASSAR TAL DESAFIO SERIA O USO DE ESTRATÉGIAS PARA TORNAR A AULA MAIS DIDÁTICA, UMA DELAS SÃO AS PRÁTICAS LABORATORIAIS, QUE QUANDO ADICIONADAS À TEORIA PODEM LEVAR À ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE MANEIRA MAIS EFICIENTE. DESSA FORMA, AO LONGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, DESENVOLVEU-SE TRÊS PRÁTICAS SIMPLES DE LABORATÓRIO COM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE ENFERMAGEM. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NA EEEP PAULO VI. AO FINAL DE CADA PRÁTICA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO ATRAVÉS DO QUAL 100% DOS ALUNOS CONSIDERARAM RELEVANTES AS ATIVIDADES REALIZADAS, E 90% MARCARAM QUE ESTAS PERMITIRAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DAS AULAS TEÓRICAS. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE AS PRÁTICAS LABORATORIAIS SÃO EFICIENTES NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO.