A PARTIR DA BUSCA DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DOS MOMENTOS EM SALA DE AULA, LANÇA-SE COMO UM POTENCIAL RECURSO OS JOGOS DIGITAIS. ESTE ARTIGO BUSCA DESENVOLVER UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS, ESPECIALMENTE OS DE ROLE PLAYING GAME, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO COMO UMA FORMA DE FACILITAR O APRENDIZADO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES. OS JOGOS POSSIBILITAM QUE HAJA UM ENGAJAMENTO VOLUNTÁRIO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES LÚDICAS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. DENTRE OS GÊNEROS DE JOGOS DIGITAIS, FOCA-SE NESTE TRABALHO NO RPG PELA SUA ESTRUTURA NARRATIVA, A QUAL SE BASEIA NO DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS MEDIANTE A DESAFIOS. DIANTE DAS REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DOS JOGOS DE RPG, FOI OBSERVADA A CONSTANTE UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL PARA AUXILIAR OS JOGADORES A DESENVOLVEREM CAPACIDADES NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAREM OS OBJETIVOS PROPOSTOS AO LONGO DOS JOGOS.