A ESCOLA PUBLICA VEM ENFRENTADO ALGUNS DESAFIOS QUE PODERÃO INFLUENCIAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, NO TOCANTE AO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA INGLESA PERCEBE-SE QUE VÁRIOS FATORES PODEM SER EVITADOS PARA REDUZIR SUA INFLUENCIA NO CONTEXTO APRENDIZAGEM ONDE SE TEM: SALAS DE AULA COM EXCESSO DE ALUNOS, ESCASSEZ DE RECURSOS DIDÁTICOS, METODOLOGIA TRADICIONAL E POUCA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES. SURGINDO, DESTA FORMA, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA “QUAIS PODERIAM SER AS AÇÕES PARA TRANSPOR OS DESAFIOS QUE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA TEM ENFRENTADO, NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS”? A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR UMA ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLÊS EM UMA ESCOLA PUBLICA NA CIDADE DE MANAUS-AMAZONAS E PROPICIAR REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE PROJETOS QUE PROMOVAM A PRÁTICA DA ORALIDADE, HABILIDADE POUCO UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO IDIOMA, EM SALA DE AULA. O PROJETO INGLÊS BÁSICO E CONVERSAÇÕES UTILIZA-SE COMO MÉTODO O FOCO NO LISTENING (A ESCUTA) E NO SPEAKING (FALA) NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA, COM ALUNOS 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE OS BENÉFICOS PARA OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO, TAIS COMO: MAIS SEGURANÇA PARA EXPRESSAR-SE EM OUTRO IDIOMA SEM O MEDO DO ERRO, DE ARRISCAR-SE NUM NOVO HORIZONTE LINGUÍSTICO, O COMPORTAMENTO POSITIVO DE SABER COMPARTILHAR SUAS DIFICULDADES E A VONTADE DE APRENDER SOBRE UMA NOVA CULTURA, A DESCOBERTA GRADATIVAMENTE DO PRAZER DE COMUNICAR-SE EM OUTRO IDIOMA E SER COMPREENDIDO, AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NÃO SÓ DENTRO DA ESCOLA, MAS EM OUTROS CONTEXTOS.