O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ÓTICA DO PROFISSIONAL QUE ESTUDA E UTILIZA TAL PRÁTICA. EXPOR POSSÍVEIS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DESSA PRÁTICA, E AINDA MOSTRA-LA COMO INFLUENCIADORA NO GOSTO DO SUJEITO PELA LEITURA. PARA TANTO FOI UTILIZADA COMO METODOLOGIA UMA PESQUISA QUALITATIVA A PARTIR DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, ALÉM DE ENTREVISTA ESTRUTURADA COM DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM COM INFÂNCIA E LITERATURA, FOI UTILIZADO COMO REFERÊNCIA METODOLÓGICA FONSECA (2002). ASSIM, PERCEBEU-SE QUE, PARA AS ENTREVISTADAS, A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIALIZAÇÃO, NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, BEM COMO NO INTERESSE EM COMEÇAR A LER. ENTRETANTO, FALTA PLANEJAMENTO PARA ESSA PRÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA. ALÉM DISSO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE CADA FUTURO LEITOR TEM SEU DESENVOLVIMENTO, O PROFESSOR PRECISA TAMBÉM TER O CONHECIMENTO DAS ETAPAS FORMATIVAS DE SEUS ALUNOS, FIXANDO-SE NA METODOLOGIA VOLTADA PARA CRIANÇAS PEQUENAS, TORNAR ESSA PRÁTICA UMA PARTE DA ROTINA DOS ALUNOS. É NECESSÁRIO TAMBÉM, DIFERENCIAR A LEITURA DE HISTÓRIA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, SABENDO UTILIZAR CADA UM EM SEU DETERMINADO ESPAÇO NO PLANEJAMENTO, PARA QUE A CRIANÇA, A PARTIR DESSA PRÁTICA POSSA INTERAGIR E USAR A SUA CRIATIVIDADE.