MORAES, Patrícia Pena et al.. Inclusão e sua interface com a literatura infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60776>. Acesso em: 05/11/2024 05:05
O TEMA INCLUSÃO TEM GANHADO DESTAQUE NAS OBRAS DE LITERATURA PARA CRIANÇAS. DESSE MODO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR, EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, A ABORDAGEM FEITA ACERCA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA CONDIÇÃO DE PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS. A PERSPECTIVA TEÓRICA PARTE DOS ESTUDOS DE COELHO; FERNANDES E GARCIA. OS LIVROS SELECIONADOS FORAM DO ACERVO COMPLEMENTAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO DISPONIBILIZADO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. OS TÍTULOS (ABC DOS ANIMAIS; LILÁS, UMA MENINA DIFERENTE; SOFIA, A ANDORINHA; QUEM É A GLÓRIA?; QUEM GANHOU O JOGO? EXPLORANDO A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO; O SILENCIOSO MUNDO DE FLOR) SÃO PARA O TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º AO 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A DEFICIÊNCIA AUDITIVA, A DEFICIÊNCIA VISUAL E A DEFICIÊNCIA FÍSICA, SÃO OS TEMAS MAIS ABORDADOS NAS OBRAS. A ABORDAGEM DADA À PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. COM BASE NA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, A INVESTIGAÇÃO APONTOU QUE OS LIVROS ABORDAM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE RESPEITA AS DIFERENÇAS E VALORIZA OS POTENCIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. OUTRO ASPECTO RELEVANTE FOI O FATO DE A LITERATURA INFANTIL POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS, DESDE CRIANÇAS.