O PRESENTE TRABALHO CONSTA A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NO CAMPO LITERÁRIO INFANTO-JUVENIL PARA A FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A FIM DE ELIMINAR O PRECONCEITO RACIAL E ESTEREÓTIPOS DE OBRAS LITERÁRIAS. TENDO COMO OBJETIVO DISCUTIR ABORDAGENS, TEMÁTICAS E IMAGENS QUE POSSAM SER CONTRÁRIOS À CONSTRUÇÃO POSITIVA DA POPULAÇÃO NEGRA NO PAÍS. O RECONHECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS PERMITE QUE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES CONTRA ESSE GRUPO SEJAM ABOLIDOS, QUE SENTIMENTOS DE SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE SEJAM SUPERADOS A PARTIR DE NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO. DESSA FORMA, REAPRENDER E RESPEITAR AS EXPRESSÕES LITERÁRIAS QUE TRAZEM A ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO, A QUAL SE PRIORIZOU OS AUTORES REFERENCIAIS: LIMA (2008), SOUSA (2001), MARTINS (2006), FONSECA (2006), DÓRIA (2008) E OUTROS, QUE RESULTOU NA ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO QUE ENFATIZA O ESTUDO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA VOLTADO PARA CRIANÇAS E JOVENS EM UMA PERSPECTIVA DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS RACIAIS, A PARTIR DA INCLUSÃO DE OBRAS LITERÁRIAS QUE CONTENHA A PARTICIPAÇÃO REAL DE PERSONAGENS NEGRAS SEM ESTEREÓTIPOS E SEM VINCULAÇÃO À ESCRAVIDÃO.