, Joãojuniorjoaquimdasilva. Horta na escola: cultivando novos saberes. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60718>. Acesso em: 05/11/2024 05:50
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR POR MEIO DE UM RELATO, AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE HORTAS ORGÂNICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. AS AÇÕES OCORRERAM DURANTE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) QUE É UMA INICIATIVA DO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE VISA APERFEIÇOAR OS ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA ATRAVÉS DA PRATICA DOCENTE. SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A TERRA PARA OS ESTUDANTES DO INTERIOR, DESENVOLVEU-SE DOIS PROJETOS DE HORTA NA INSTITUIÇÃO, UMA COMPREENDIA UMA HORTA COMUM NO CHÃO E A OUTRA ERA UMA HORTA SUSPENSA DE GARRAFA PET. AO LONGO DO PROJETO AS QUESTÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PERMEARAM O PROCESSO E TIVERAM GRANDE DESTAQUE, O PROJETO FOI DESENVOLVIDO DE FORMA A INTEGRAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE SÃO ABORDADOS NO CURRÍCULO ESCOLAR. DURANTE A CONSTRUÇÃO DA HORTA ENFRENTAMOS DIVERSOS PERCALÇOS, MAS TAMBÉM FOI MUITO PRAZEROSO VIVENCIAR UM MOMENTO QUE FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA JORNADA DE CADA ESTUDANTE, QUE DEDICOU SEU TEMPO PARA FAZER COM QUE O PROJETO AVANÇASSE E FOSSE CONCLUÍDO COM ÊXITO.