O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, NA MODALIDADE MESTRADO E DOUTORADO, E OBJETIVOU IDENTIFICAR O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA PARA FORMAÇÃO DOCENTES DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO. A INVESTIGAÇÃO PRETENDIDA É MOTIVADA PELA IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE PESQUISA, NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES, E DA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO, POR CRIAR UM GRANDE IMPACTO SOCIAL. DESTA FORMA, NOSSA PROBLEMÁTICA SITUA-SE EM TORNO DOS GRUPOS DE PESQUISA, ONDE ESTES SÃO ENTENDIDOS COMO FATOR QUE CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, A PARTIR DA ANÁLISE DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. PARA AUXILIAR NAS DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA NO FORTALECIMENTO DESSAS AÇÕES, REALIZAMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO COM AUTORES COMO GATTI (2002), HETKOWSKI (2016), SEVERINO (2008) E BASE DE DADOS DA CAPES E CNPQ. NOSSOS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DO FORTALECIMENTO DOS GRUPOS DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSOLIDAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.