Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60661 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 3250 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ESCOLA, INCENTIVANDO E RECONHECENDO A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, NUMA CONVERSA COM PROFESSORES(AS), ALUNOS(A), PAIS, MÃES, FUNCIONÁRIOS(A), QUE TOMA CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE DA GESTÃO DEMOCRATICA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PODER ENTENDER MELHOR O PROCESSO EDUCATIVO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA MELHORAR ESSE PROCESSO. NA EVOLUÇÃO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA,(QUESTÕES SUBJETIVAS E ENTREVISTAS). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE GESTORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESFERA MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PARAIBANA. SERÁ VERIFICADO SE AS ESCOLAS TRABALHAM COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM UMA PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA, ONDE PASSAMOS A TER UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. ALMEJAMOS ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO OU ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE AS ESCOLAS ESTUDADAS TÊM DADO GRANDES PASSOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM VISTA QUE JÁ SE TEM ALGUNS ELEMENTOS QUE LEVA A ESSE CAMINHO, PORÉM, AINDA HÁ UMA LONGA CAMINHADA A SER PERCORRIDA.A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ES" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3250_07052019200919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60661 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 247 "inscrito_id" => 3250 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ESCOLA, INCENTIVANDO E RECONHECENDO A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, NUMA CONVERSA COM PROFESSORES(AS), ALUNOS(A), PAIS, MÃES, FUNCIONÁRIOS(A), QUE TOMA CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE DA GESTÃO DEMOCRATICA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PODER ENTENDER MELHOR O PROCESSO EDUCATIVO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA MELHORAR ESSE PROCESSO. NA EVOLUÇÃO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA,(QUESTÕES SUBJETIVAS E ENTREVISTAS). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE GESTORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESFERA MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PARAIBANA. SERÁ VERIFICADO SE AS ESCOLAS TRABALHAM COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM UMA PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA, ONDE PASSAMOS A TER UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. ALMEJAMOS ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO OU ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE AS ESCOLAS ESTUDADAS TÊM DADO GRANDES PASSOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM VISTA QUE JÁ SE TEM ALGUNS ELEMENTOS QUE LEVA A ESSE CAMINHO, PORÉM, AINDA HÁ UMA LONGA CAMINHADA A SER PERCORRIDA.A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ES" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3250_07052019200919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM COLETIVA, PELO SIMPLES FATO DE QUE SOCIALIZA E FAZ PARTILHA COLETIVAMENTE DAS IDEIAS E DECISÕES TOMADAS NA ESCOLA, INCENTIVANDO E RECONHECENDO A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, NUMA CONVERSA COM PROFESSORES(AS), ALUNOS(A), PAIS, MÃES, FUNCIONÁRIOS(A), QUE TOMA CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL. A IMPORTÂNCIA DO TEMA SE DÁ PELO DESTAQUE DA GESTÃO DEMOCRATICA EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PODER ENTENDER MELHOR O PROCESSO EDUCATIVO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E PODER CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA MELHORAR ESSE PROCESSO. NA EVOLUÇÃO DESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DO TIPO DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA,(QUESTÕES SUBJETIVAS E ENTREVISTAS). O UNIVERSO ESTUDADO COMPREENDE GESTORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESFERA MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PARAIBANA. SERÁ VERIFICADO SE AS ESCOLAS TRABALHAM COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM UMA PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA, ONDE PASSAMOS A TER UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. ALMEJAMOS ALCANÇAR RESULTADOS POSITIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO OU ABRANDAR PROBLEMAS EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE AS ESCOLAS ESTUDADAS TÊM DADO GRANDES PASSOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, EM VISTA QUE JÁ SE TEM ALGUNS ELEMENTOS QUE LEVA A ESSE CAMINHO, PORÉM, AINDA HÁ UMA LONGA CAMINHADA A SER PERCORRIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.