Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A CIÊNCIA É A PRINCIPAL FERRAMENTA PARA ANÁLISE E COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES E OUTROS FENÔMENOS NO COTIDIANO. FUNDAMENTADA NISSO, A EXPERIMENTAÇÃO É UMA DAS TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS PARA CONCRETIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS, POIS TRABALHA ASPECTOS MOTIVACIONAIS DO ALUNO QUE POTENCIALIZAM SEU APRENDIZADO. NESTE TRABALHO, FORAM ABORDADAS DIFERENTES TEMÁTICAS DE FÍSICA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E USO DE OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS A FIM DE AVALIAR A EFICÁCIA E A PREFERÊNCIA DESSAS TÉCNICAS NA APRENDIZAGEM. A EXPERIMENTAÇÃO FOI VOTADA PELOS DISCENTES COMO O MÉTODO PREFERIDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA E TAMBÉM COMO UM FATOR MOTIVACIONAL QUE AUXILIA NA COMPREENSÃO DAS TEMÁTICAS TRABALHADAS ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE FÍSICA. CONCLUI QUE OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO ESSENCIAL DE COLABORAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

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