A PRESENTE PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA LICENCIATURA EM TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS FORTALEZA, BUSCANDO TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO ARTÍSTICA NA MATRIZ CURRICULAR DA REFERIDA GRADUAÇÃO, ALÉM DE AVALIAR O POSICIONAMENTO DOS CORPOS DISCENTE E DOCENTE, DIANTE DA MENCIONADA RELAÇÃO, A PARTIR DA VISÃO DOS LICENCIANDOS CONSULTADOS. A INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO SE CONSTITUI DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO CUJA COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE, REGULARMENTE MATRICULADOS NOS SEMESTRES 2018.1, 2018.2 E 2019.1, SENDO SEUS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS INDICOU QUE DURANTE O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO, OS ESTUDANTES TENDEM A SE DIVIDIR ENTRE AS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OFERECIDAS: ARTÍSTICA E DOCENTE. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIA AS DIVERGENTES IMPRESSÕES DOS DISCENTES COM RELAÇÃO À PORCENTAGEM DO CURRÍCULO DA REFERIDA GRADUAÇÃO DESTINADA À FORMAÇÃO DE ARTISTAS E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A REIVINDICAÇÃO, TAMBÉM POR PARTE DOS ESTUDANTES, DA INCLUSÃO NA MATRIZ CURRICULAR DE DISCIPLINAS LIGADAS À FORMAÇÃO ARTÍSTICA, A INSATISFAÇÃO DO CORPO DISCENTE COM A AUSÊNCIA DE UM TEATRO (ESPAÇO FÍSICO) NO CURSO, E AINDA, UMA DIVISÃO ESTABELECIDA ENTRE O CORPO DOCENTE DIANTE DAS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO POSSÍVEIS NO CURSO.