Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOMETRIA E APLICAÇÕES: O CÁLCULO DO VOLUME DESÓLIDOS DE REVOLUÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA

Palavra-chaves: VOLUME DE SÓLIDOS, SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO, GEOGEBRA, , ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60655
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2436
    "inscrito_id" => 9035
    "titulo" => "GEOMETRIA E APLICAÇÕES: O CÁLCULO DO VOLUME DESÓLIDOS DE REVOLUÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OCORRE O PROCESSO DA GÊNESE INSTRUMENTAL DURANTE UMA OFICINA DE CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE DE MATEMÁTICA DINÂMICO GEOGEBRA. A OFICINA FOI REALIZADA COM 20 (VINTE) ALUNOS DO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA),  CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, A ATIVIDADE SUGERIDA POR DANTAS (2017) PREOCUPA-SE EM NÃO RECORRER A FÓRMULAS COMPLEXAS, OU CÁLCULO INTEGRAL PARA O CÁLCULO DO VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS. NO PROCESSO, FOI OBSERVADO O PAPEL MEDIADOR DAS FERRAMENTAS DO GEOGEBRA SOB A PERSPECTIVA DA GÊNESE INSTRUMENTAL DE RABARDEL (1995). COMO METODOLOGIA DA PESQUISA, FIZEMOS USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE ARTIGUE (1995). O EXPERIMENTO REVELOU QUE A GÊNESE INSTRUMENTAL OCORREU DE MANEIRA SATISFATÓRIA COM OS ENVOLVIDOS, UMA VEZ QUE, O SOFTWARE UTILIZADO, NÃO INSTRUMENTALIZADO PELOS PARTICIPANTES DO EXPERIMENTO, PASSOU A SER CLASSIFICADO PELOS GRADUANDOS COMO “INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA” POIS “POSSIBILITOU ENCONTRAR VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS, QUE ANTES, ERA IMPOSSÍVEL À MÃO”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "VOLUME DE SÓLIDOS, SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO, GEOGEBRA,, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9035_19082019125249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSANDRO DA SILVA FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISSANDRO SILVA"
    "autor_email" => "elissandrosilva999@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60655
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2436
    "inscrito_id" => 9035
    "titulo" => "GEOMETRIA E APLICAÇÕES: O CÁLCULO DO VOLUME DESÓLIDOS DE REVOLUÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OCORRE O PROCESSO DA GÊNESE INSTRUMENTAL DURANTE UMA OFICINA DE CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE DE MATEMÁTICA DINÂMICO GEOGEBRA. A OFICINA FOI REALIZADA COM 20 (VINTE) ALUNOS DO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA),  CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, A ATIVIDADE SUGERIDA POR DANTAS (2017) PREOCUPA-SE EM NÃO RECORRER A FÓRMULAS COMPLEXAS, OU CÁLCULO INTEGRAL PARA O CÁLCULO DO VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS. NO PROCESSO, FOI OBSERVADO O PAPEL MEDIADOR DAS FERRAMENTAS DO GEOGEBRA SOB A PERSPECTIVA DA GÊNESE INSTRUMENTAL DE RABARDEL (1995). COMO METODOLOGIA DA PESQUISA, FIZEMOS USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE ARTIGUE (1995). O EXPERIMENTO REVELOU QUE A GÊNESE INSTRUMENTAL OCORREU DE MANEIRA SATISFATÓRIA COM OS ENVOLVIDOS, UMA VEZ QUE, O SOFTWARE UTILIZADO, NÃO INSTRUMENTALIZADO PELOS PARTICIPANTES DO EXPERIMENTO, PASSOU A SER CLASSIFICADO PELOS GRADUANDOS COMO “INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA” POIS “POSSIBILITOU ENCONTRAR VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS, QUE ANTES, ERA IMPOSSÍVEL À MÃO”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "VOLUME DE SÓLIDOS, SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO, GEOGEBRA,, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9035_19082019125249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSANDRO DA SILVA FEITOSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISSANDRO SILVA"
    "autor_email" => "elissandrosilva999@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OCORRE O PROCESSO DA GÊNESE INSTRUMENTAL DURANTE UMA OFICINA DE CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE DE MATEMÁTICA DINÂMICO GEOGEBRA. A OFICINA FOI REALIZADA COM 20 (VINTE) ALUNOS DO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA), CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS, A ATIVIDADE SUGERIDA POR DANTAS (2017) PREOCUPA-SE EM NÃO RECORRER A FÓRMULAS COMPLEXAS, OU CÁLCULO INTEGRAL PARA O CÁLCULO DO VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS. NO PROCESSO, FOI OBSERVADO O PAPEL MEDIADOR DAS FERRAMENTAS DO GEOGEBRA SOB A PERSPECTIVA DA GÊNESE INSTRUMENTAL DE RABARDEL (1995). COMO METODOLOGIA DA PESQUISA, FIZEMOS USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE ARTIGUE (1995). O EXPERIMENTO REVELOU QUE A GÊNESE INSTRUMENTAL OCORREU DE MANEIRA SATISFATÓRIA COM OS ENVOLVIDOS, UMA VEZ QUE, O SOFTWARE UTILIZADO, NÃO INSTRUMENTALIZADO PELOS PARTICIPANTES DO EXPERIMENTO, PASSOU A SER CLASSIFICADO PELOS GRADUANDOS COMO “INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA” POIS “POSSIBILITOU ENCONTRAR VOLUME DE FIGURAS ESPACIAIS, QUE ANTES, ERA IMPOSSÍVEL À MÃO”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.