O ESTUDO BUSCOU ANALISAR DE QUE MANEIRA SE DÁ A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADES E SUAS INTERSECCIONALIDADES NOS PROCESSOS ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I. PARA TANTO, NOSSO APORTE TEÓRICO SE DEU A PARTIR DOS ESTUDOS TEÓRICOS NA PERSPECTIVA DE GÊNERO E EDUCAÇÃO EM LOURO (1997; 2008) E RIOS (2018) E GÊNERO E INFÂNCIA EM FELIPE (2013) DENTRE OUTROS/AS PESQUISADORES/AS DE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES. A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA, OPTOU-SE POR PROCEDIMENTOS DE PESQUISA O QUESTIONÁRIO DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, E ANÁLISE DOCUMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO – BAHIA, E TEVE COMO SUJEITOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, A PROFESSORA DA TURMA E A COORDENADORA. A PARTIR DESTE ESTUDO DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECERMOS, NO ÂMBITO DO CONTEXTO ESCOLAR O DEBATE SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, EM SEUS DIVERSOS ATRAVESSAMENTOS. CONSIDERANDO QUE TAIS TEMAS SÃO INERENTES À FORMAÇÃO HUMANA, FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DOS/AS ESTUDANTES DESDE A INFÂNCIA.