ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS. O ESTUDO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO VEIO À TONA EM DECORRÊNCIA DA DIFICULDADE APRESENTADA PELOS ALUNOS NO APRENDIZADO DESTE ASSUNTO E TAMBÉM CONSIDERANDO O CRESCENTE AVANÇO DA TECNOLOGIA, ONDE PERCEBEMOS A NECESSIDADE DE UMA MAIOR INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, TAIS COMO O SOFTWARE GEOGEBRA, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESTE CONTEÚDO. A FUNDAMENTAÇÃO TEORIA DESTA PESQUISA SE APÓIA NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA DE VYGOTSKY, E NAS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE MEDIAÇÃO E INTERNALIZAÇÃO. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONTA COM MÉTODO QUALITATIVO DE PESQUISA, DO TIPO EXPLORATÓRIA, TOMANDO-SE ELEMENTOS DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, UMA VEZ QUE FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO METODOLÓGICA COM FINS DE ANALISAR A UTILIZAÇÃO DESTE SOFTWARE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NA COMPREENSÃO DAS PROPRIEDADES GRÁFICAS DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ALUNOS DA 1.ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE. OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS SE CONSTITUÍRAM EM DIÁRIO DE CAMPO, FORMULÁRIOS DE ATIVIDADES E QUESTIONÁRIOS. COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS AO LONGO DA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE A APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM A MEDIAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E DO PROFESSOR, SE APRESENTOU SATISFATÓRIA PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO ESTUDO DAS SUAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS.