A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58515 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3795 "inscrito_id" => 1004 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ABORDAR A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EDUCAÇÃO PRECISA SER REPENSADA, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DO PROFESSOR E O INTERESSE DO ALUNO COM AULAS MAIS ATRATIVAS, AJUDANDO-O A COMPREENDER MELHOR OS CONTEÚDOS E REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS APRESENTADOS. PORÉM, PARA QUE ISTO OCORRA SE FAZ NECESSÁRIO A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS, NESTA NOVA REALIDADE, DEVEM PRIVILEGIAR A CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS CONHECIMENTOS, MEDIADOS PELA TECNOLOGIA, NA QUAL O PROFESSOR É UM PARTÍCIPE PRÓ-ATIVO QUE INTERMEDIA E ORIENTA ESTA CONSTRUÇÃO. PROCUROU-SE TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A PROPOSTA DA BNCC E SUA ADEQUAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, RESPONSÁVEIS POR PROFUNDAS MUDANÇAS EM NOSSA SOCIEDADE. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE NATUREZA QUALITATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CONSTATOU-SE ATRAVÉS DA PESQUISA REALIZADA, QUE OS DOCENTES AO INTRODUZIREM AS TECNOLOGIAS EM SUA METODOLOGIA, CRIAM SITUAÇÕES QUE PERMITEM O ESTUDANTE UTILIZAR AO MÁXIMO SUAS CAPACIDADES COGNITIVAS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS PODEROSAS PARA UM ESTUDO MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR, BUSCANDO TRABALHAR COM ÊXITO O LADO REFLEXIVO E CRÍTICO DO EDUCANDO, SENDO NECESSÁRIO QUE CADA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SE DEBRUCE SOBRE O TEXTO DA BNCC PARA ESTUDAR E REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE FORMAS PARA ATENDER AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEVANDO EM CONTA A REALIDADE LOCAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "BNCC, TECNOLOGIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID1004_25092019073744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULINA GESSIKA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULINA GESSIKA" "autor_email" => "paulinagessika2011@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58515 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3795 "inscrito_id" => 1004 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ABORDAR A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EDUCAÇÃO PRECISA SER REPENSADA, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DO PROFESSOR E O INTERESSE DO ALUNO COM AULAS MAIS ATRATIVAS, AJUDANDO-O A COMPREENDER MELHOR OS CONTEÚDOS E REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS APRESENTADOS. PORÉM, PARA QUE ISTO OCORRA SE FAZ NECESSÁRIO A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS, NESTA NOVA REALIDADE, DEVEM PRIVILEGIAR A CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS CONHECIMENTOS, MEDIADOS PELA TECNOLOGIA, NA QUAL O PROFESSOR É UM PARTÍCIPE PRÓ-ATIVO QUE INTERMEDIA E ORIENTA ESTA CONSTRUÇÃO. PROCUROU-SE TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A PROPOSTA DA BNCC E SUA ADEQUAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, RESPONSÁVEIS POR PROFUNDAS MUDANÇAS EM NOSSA SOCIEDADE. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE NATUREZA QUALITATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CONSTATOU-SE ATRAVÉS DA PESQUISA REALIZADA, QUE OS DOCENTES AO INTRODUZIREM AS TECNOLOGIAS EM SUA METODOLOGIA, CRIAM SITUAÇÕES QUE PERMITEM O ESTUDANTE UTILIZAR AO MÁXIMO SUAS CAPACIDADES COGNITIVAS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS PODEROSAS PARA UM ESTUDO MAIS DINÂMICO E MOTIVADOR, BUSCANDO TRABALHAR COM ÊXITO O LADO REFLEXIVO E CRÍTICO DO EDUCANDO, SENDO NECESSÁRIO QUE CADA INSTITUIÇÃO ESCOLAR SE DEBRUCE SOBRE O TEXTO DA BNCC PARA ESTUDAR E REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE FORMAS PARA ATENDER AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEVANDO EM CONTA A REALIDADE LOCAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "BNCC, TECNOLOGIAS, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID1004_25092019073744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULINA GESSIKA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULINA GESSIKA" "autor_email" => "paulinagessika2011@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }