Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Palavra-chaves: PARADIGMA DA COMPLEXIDADE, PROJETO PEDAGÓGICO, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REFLEXÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA “COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO”, NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DE PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLÉGIO PEDRO II. ELE TEM COMO OBJETIVO GERAL RELIGAR SABERES EM PROJETOS PEDAGÓGICOS INTER E TRANSDISCIPLINARES, ATRAVÉS DE DOIS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS, AMBOS OCORRIDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. PARA SUBSIDIAR ESSE ESTUDO, NOS APOIAMOS NA TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN, CONSIDERANDO A ÉTICA DA SOLIDARIEDADE COMO TEMA NORTEADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS EM QUESTÃO. ESSES PROJETOS PEDAGÓGICOS BUSCAM DESENVOLVER O SENTIMENTO DE ESTIMA PARA COM OS SERES VIVOS E COM O COSMO, NA CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO PLANETÁRIO E DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.